18.ª Conferência das Cidades do Arco Atlântico

San Sebastián | 14 e 15 de junho | Uma Mobilização Europeia e Atlântica das Cidades

É já nos próximos dias 14 e 15 de junho que a cidade de San Sebastián e o Conselho Provincial de Gipuzkoa acolherão a 18.ª Conferência das Cidades do Arco Atlântico. No quadro da preparação, em curso, da Política de Coesão da União Europeia, o tema central do evento glosará as propostas que a Comissão Europeia apresenta no decorrer deste mês de maio.

2018 é um ano especialmente crítico para a realização deste encontro, não só porque se trata do Ano Europeu do Património Cultural mas também porque Espanha preside ao Grupo Europeu da Estratégia Marítima Atlântica. A Assembleia-Geral de San Sebastián ‘Uma Mobilização Europeia e Atlântica das Cidades’ coincide também com o décimo aniversário da promulgação da ‘Carta Política da Rede', conhecida como a Carta de San Sebastián, que tem vindo a reforçar a cooperação entre cidades e agentes territoriais do Atlântico.

Serão ainda lançados publicamente neste encontro os trabalhos para o estudo prospectivo sobre os desafios das Cidades Atlânticas a partir de 2020, cujos resultados se preveem venham a ser divulgados até ao final deste ano. Desde logo, pretende-se que as Cidades Atlânticas definam uma estratégia clara para o futuro pós-2020, considerando em particular os novos e exigentes cenários no Arco Atlântico colocados pelo Brexit.

>>> Inscreva-se!

O que é a Conferência das Cidades do Arco Atlântico?

A Conferência das Cidades do Arco Atlântico é uma rede de cooperação territorial baseada na identidade particular das Cidades  Atlânticas. Desde 2000, tem afirmado a sua posição como Fórum Urbano Atlântico, facilitando quer a cooperação entre os seus membros quer com os demais atores e agentes, em especial quanto à sensibilização das instituições europeias sobre questões prementes no contexto das cidades atlânticas.

Visa reforçar a sua posição atlântica global e os laços bilaterais dos seus membros com outras margens do Atlântico, sendo possível definir este trabalho em rede dividido em seis eixos distintos, unidos por um C comum:

:: :: :: Clube das cidades atlânticas, o Fórum Urbano da fachada atlântica europeia, onde o marketing territorial atlântico é uma questão-chave;

:: :: :: Comunidade, incluindo quer cidades quer outros atores e agentes, e, acima de tudo, os cidadãos;

:: :: :: Campanhas, fazendo do lóbi não apenas uma questão política, mas também um instrumento para a sensibilização dos cidadãos em assuntos europeus e a defesa dos seus interesses;

:: :: ::  Cooperação, através de projetos europeus e também de intercâmbios informais;

:: :: :: Coaching, um centro de recursos para as cidades atlânticas, garantindo que as suas atividades contribuam para a informação, a formação e o reforço das atividades europeias dos membros;

:: :: :: Comunicação, tornando as cidades da conferência, as suas atividades e experiências, exemplos destacados de uma estratégia de comunicação baseada nos meios de comunicação convencionais e nas redes sociais.

>>> Saiba mais

Mais sobre a Carta de San Sebastián

Em 2008, com a Carta de San Sebastián, as cidades atlânticas reiteraram o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Da mesma forma, a Estratégia Marítima Atlântica representa também uma oportunidade excepcional para discutir o potencial das cidades atlânticas em relação ao crescimento azul em torno das prioridades identificadas no seu plano de acção.

Esta Carta versa um desenvolvimento sustentável integrado tendo em conta o acompanhamento da óptica da estratégia atlântica, abordando questões como as alterações climáticas, o sistema de transportes (terra e mar) e a mobilidade urbana, a economia marítima, o turismo náutico, as cidades portuárias e pesqueiras sustentáveis, visando cinco grandes desideratos:

:: Aspirar à exemplaridade em matéria ambiental;
:: Apoiar um desenvolvimento económico sustentável e inovador;
:: Reforçar a coesão e a miscigenação social;
:: Apoiar e valorizar a identidade comum das cidades atlânticas;
:: Desenvolver uma cooperação mais aberta, mais eficaz e mais ambiciosa.

>>> Saiba mais

Data / Período:

14 Jun 2018 até 15 Jun 2018

Documento(s) e website(s) de referência: