Abertas as Candidaturas para os ‘Prémios de Urbanismo 2021’

A cidade do Porto foi distinguida na cerimónia ‘The Urbanism Awards 2020’, estão já abertas as candidaturas para 2021

‘The Urbanism Awards’ são promovidos anualmente pela Academia de Urbanismo britânica e a cerimónia de entrega dos galardões é tida como o ponto mais alto nas atividades do grupo, composto por notáveis arquitetos, engenheiros e outros profissionais liberais ligados ao desenvolvimento sustentável das cidades europeias.

A cidade do Porto foi distinguida em novembro do ano passado nos Prémios de Urbanismo 2020 como ‘Cidade Europeia do Ano’, tendo sido representada na cerimónia de entrega dos prémios pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, que apresentou o exemplo da reabilitação urbana no Porto perante uma plateia constituída por mais de 200 profissionais de toda a Europa.

Depois de centenas de candidaturas, a cidade do Porto ficou em 2019 incluída nos 15 finalistas, sendo uma das três candidatas selecionadas ao mais cobiçado galardão, o de ‘Cidade Europeia do Ano’, conjuntamente com as cidades de Sheffield, em Inglaterra, e de Utrecht, na Holanda, e tendo arrecadado o primeiro lugar.

Este ano, o tema selecionado para os Prémios de Urbanismo 2021 será ‘Emergência Climática’, com especial enfoque nas candidaturas de cidades, vilas, bairros, ruas e lugares que demonstrem liderança nas abordagens às alterações climáticas. Os prémios contemplam um calendário de atividades destinadas a académicos e jovens urbanistas, que inclui visitas de avaliação, ‘workshops’ pré-selecionados e culmina na premiação.

Conheça em maior detalhe os critérios de seleção e as etapas de todo o processo. Participe nas nomeações deste ano e preencha o formulário de candidatura, o prazo-limite é 1 de abril de 2020.