Cidade de Aveiro entre as vencedoras do 3º concurso Ações Urbanas Inovadoras

STEAM City selecionado a partir de 184 projetos concorrentes

O projeto STEAM City, promovido pela cidade de Aveiro, figura entre os 22 projetos selecionados de entre 184 candidaturas de cidades europeias que garantiram financiamento europeu para inovação urbana no âmbito do 3.º concurso das Ações Urbanas Inovadoras, conforme divulgado na Semana Europeia das Regiões e Cidades 2018

O projeto STEAM City integra-se no tema "Emprego e Competências na Economia Local", que registou 66 candidaturas submetidas, correspondendo a 36% do total de candidaturas. Os restantes três temas lançados a concurso foram "Adaptação às Alterações Climáticas", "Qualidade do Ar" e "Habitação".

O projeto aveirense tem por objetivo alavancar os novos talentos e oportunidades digitais, implementar infraestruturas e tecnologias 5G e criar uma plataforma urbana de dados, incluindo um Observatório do Emprego, que permita adequar a formação às necessidades das empresas tecnológicas locais. A cidade prevê implementar Tech Labs em 37 escolas que, além de outros equipamentos tecnológicos, terão impressoras 3D e, instalar estações de carregamento elétrico destinadas aos moliceiros que navegam na Ria de Aveiro.

A iniciativa europeia Ações Urbanas Inovadoras assegura o financiamento de 4,9 milhões de euros do total de 6,1 milhões de euros do projeto aveirense através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O município conta como parceiros a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro, a INOVARIA – Rede de Inovação em Aveiro e a Associação para um Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável (CEDES).

Saiba mais sobre o projeto STEAM City e sobre os restantes 21 projetos vencedores