Inquérito sobre Governança Aberta Integrada

Participe até 31 de agosto de 2018 neste inquérito promovido pela Smarticipate

O inquérito europeu online sobre Governança Aberta Integrada, a decorrer até 31 de agosto, pretende recolher contributos para configuração da futura governança urbana da Europa.

Este inquérito, de preenchimento anónimo, tem como principal objetivo responder a três questões baseadas em:

  • Como criar soluções e sistemas de planeamento de governança urbana integrada?
  • Como definir os caminhos de transição, para a realização desses sistemas, que sejam integrados, abertos e participativos (co-definidos, co-criados e inclusivos) e, modelos comuns de governança urbana?

O inquérito é coordenado pelo Smarticipate, um projeto europeu na área do e-government, apoiado pelo Horizonte 2020, que envolve universidades, empresas, associações e outras entidades. Numa primeira fase pretende aplicar-se o projeto às cidades -parceiras de Hamburgo, Londres e Roma, pretendendo posteriormente alargar-se a toda a Europa.

O Smarticipate convida todos os especialistas em assuntos urbanos a colaborar neste inquérito, partilhando os seus conhecimentos e ideias, de forma a contribuir para a configuração da futura governança urbana da Europa.

Face aos grandes desafios de sustentabilidade que a Europa enfrenta, é fundamental encontrar modelos de governança que possam efetivamente conduzir a essa sustentabilidade, respondendo às interdependências socioeconómicas e à natureza multi-escala. O projecto Smarticipate procura, em alinhamento com as três componentes que caracterizam o modelo de Governança  Aberta Integrada, modos de governança que sejam:

  • Integrados, devendo as decisões ser efetivamente tomadas num quadro multidimensional que procure um equilíbrio entre as dimensões socioeconómicas e ambientais das cidades;
  • Abertos e participativos, dado que os amplo envolvimento de todos os interessados desenvolve o seu potencial enquanto especialistas das suas próprias comunidades, promovendo a criatividade na procura de novas soluções para os problemas urbanos, de uma forma mais democrática;
  • Comunitários, possibilitando que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e da Agenda Urbana para a União Europeia, desenhados para cenários globais e regionais, possam ser trabalhados ao nível local.

Veja o vídeo de apresentação e aceda ao inquérito.

>>> Saber mais

 

Data / Período:

31 Ago 2018

Documento(s) e website(s) de referência:
Ponto de contacto:

Esclarecimentos sobre o inquérito - contato