IV CITIES FORUM 2019

Comissão Europeia convida as cidades a candidatar-se até 27 de agosto de 2018 para acolher e co-organizar este evento

A Comissão Europeia (DG REGIO) procura uma cidade entusiasta para acolher e co-organizar a 4.ª edição do «Fórum das Cidades», o CITIES FORUM 2019. Este fórum é um grande evento bienal da Comissão Europeia que reúne os principais intervenientes aos níveis europeu, nacional e local para debater o progresso da Agenda Urbana para a União Europeia, a dimensão urbana da Política de Coesão, bem como a resposta da União à a dimensão urbana da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana das Nações Unidas.

A 4.ª edição do CITIES FORUM será realizada no final de 2019, prevendo-se que venha a receber cerca de 500 a 600 participantes durante um dia e meio. As cidades interessadas em acolher e co-organizar este encontro em conjunto com a Comissão Europeia são convidadas a manifestar o seu interesse até 27 de agosto de 2018, preenchendo um formulário eletrónico. Este formulário requer os elementos de contacto do proponente (nome, endereço de e-mail, número de telefone e nome da cidade proposta).

As cidades que manifestarem interesse receberão, a partir de setembro de 2018, um pacote para preparar e enviar uma proposta. Este pacote fornecerá todos os detalhes sobre o apoio que as cidades podem oferecer, como patrocínios, organização de transporte e visitas ao local, estimando-se que estas propostas venham a ser apresentadas em meados outubro de 2018 (o prazo exato será comunicado posteriormente). A cidade-anfitriã co-organizadora será selecionada em finais de novembro de 2018.

A 3.ª edição do CITIES FORUM, realizou-se em 2017 e reuniu mais de cinco centenas de agentes urbanos na cidade de Roterdão, na Holanda. Após esta experiência, algumas cidades sugeriram à Comissão Europeia a organização do próximo Fórum das Cidades, a realizar em 2019, o que motivou a decisão de organizar o apelo à candidatura aberta a todas as cidades europeias interessadas conforme descrito acima.

O evento de 2017 da Comissão Europeia juntou as principais partes interessadas dos níveis europeu, nacional e local durante dois dias intensos. No primeiro dia, as parcerias da Agenda Urbana para a União Europeia organizaram uma série de workshops em toda a cidade. Decorreu também um encontro sobre os contributos das cidades europeias para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. No segundo dia, debateu-se o desenvolvimento e as orientações futuras da Agenda Urbana e a dimensão urbana da Política de Coesão. Outros workshops incidiram sobre o Pacto de Autarcas, exemplos de cidades inovadoras e inspiradoras e a perspectiva dos direitos humanos na Agenda Urbana. Foi também aberta uma pequena exposição aos participantes, onde organizações urbanas e redes divulgaram os seus programas e iniciativas urbanas.

Solicite informações adicionais sobre o IV CITIES FORUM e o processo de candidatura.

>>>Saiba mais

Etiquetas: