Lisboa vence Prémio Capital Europeia da Inovação

Prémio europeu atribuído pela Comissão Europeia

Lisboa foi a cidade vencedora do Prémio Capital Europeia de Inovação em 2023, uma iniciativa europeia que pretende distinguir as cidades europeias que mais contribuem para ecossistemas de inovação abertos e dinâmicos, que envolvam cidadãos no processo de decisão e que utilizem a inovação para melhorar a sua sustentabilidade.  A cerimónia de entrega do prémio realizou-se no dia 27 de novembro, em França, na cidade de Marselha, cuja região (Aix-Marseille Provence Metropole) tinha vencido este galardão em 2022.

O júri destacou como fatores para a atribuição deste prémio o crescimento do setor tecnológico da capital portuguesa e a sua capacidade de atrair empreendedores, através de um ecossistema de inovação dinâmico e sustentável, envolvendo empresas e cidadãos.

Os restantes classificados foram as cidades de Varsóvia (Polónia), em 2.º lugar e Lviv (Ucrânia), em 3.º lugar. Na categoria Cidade Inovadora em Ascensão venceu a cidade sueca de Linköping.

Barcelona (2014), Amsterdão (2016), Paris (2017), Atenas (2018), Nantes (2019), Leuven (2020), Dortmund (2021) e Aix-Marseille Provence Metropole (2022) foram os anteriores contemplados na categoria Capital Europeia da Inovação; Vantaa foi a contemplada na categoria Cidade Inovadora em Ascensão em 2021, ano em que foi implementada esta categoria, seguida de Haarlem, em 2022. Relativamente a anteriores participações portuguesas, destacam-se a participação de Lisboa em 2018, quando esteve entre as finalistas, de Cascais em 2021, quando ficou em 2.º lugar na categoria Cidade Inovadora em Ascensão, e de Aveiro em 2022, quando ficou em 3.º lugar na categoria Cidade Inovadora em Ascensão.

Aceda a todas as informações na página da iniciativa.

Município(s):
Data / Período:

20 Dez 2023