Nova Agenda Urbana

Nova Agenda Urbana para o século XXI, adotada pelas Nações Unidas na Conferência Habitat III

Com um forte apelo ao desenvolvimento urbano sustentável, as Nações Unidas adotaram no dia 20 de outubro de 2016 a Nova Agenda Urbana (NUA) na plenária de encerramento da Conferência Habitat III. 

O Habitat III é a terceira Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito do seu programa específico para habitação e desenvolvimento urbano sustentável: UN-HABITAT – United Nation Human Settlement. Trata-se de um Programa prosseguido pelo United Nations Center for Human Settlement (UNCHA Habitat), dedicado à promoção de cidades mais sustentáveis, nas dimensões social, económica e ambiental. Esta Conferência, convocada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e realizada a cada vinte anos, teve lugar em Quito, no Equador, entre 17 e 20 de outubro de 2016 e veio no seguimento do Habitat I (Vancouver, 1976) e do Habitat II (Istambul, 1996).

O Habitat III trouxe a debate um amplo leque de atores e grupos relevantes que intervêm no desenvolvimento urbano, incluindo governos, administração central, regional e local, sociedade civil, instituições académicas e sector privado, contando com a participação de 30.000 pessoas, entre elas 10.000 participantes internacionais de 167 países. Mais de 2.000 representantes de governos locais e regionais receberam acreditação. Os delegados participaram de 8 reuniões plenárias, 4 assembléias, 6 mesas redondas de alto nível, 16 mesas redondas de interessados, além de uma ampla variedade de palestras, apresentações, conferências de imprensa e eventos de networking. O Habitat Village, espalhado por toda a cidade de Quito, e uma exposição que o acompanha, atraiu a participação do público em geral, juntamente com os participantes registrados.

A reflexão conjunta resultou na Nova Agenda Urbana para o século XXI, adotada na Declaração de Quito pelos Chefes de Estado e de Governo, Ministros e Altos Representantes reunidos na Conferência Habitat III, renovando o compromisso político rumo a uma habitação condigna e ao desenvolvimento urbano sustentável. A NUA é um documento inclusivo, orientado para a ação e conciso, destinado a orientar os próximos vinte anos de desenvolvimento urbano sustentável e transformador em todo o mundo. Tem um forte foco na inclusão e participação de grupos de partes interessadas, sociedade civil e organizações de base. Governos subnacionais e locais são apoiados como parceiros estratégicos e operacionais para implementação, juntamente com os governos nacionais. A Conferência Habitat III foi uma convocação e intercâmbio bem sucedidos entre líderes mundiais, grupos de partes interessadas e cidadãos de todo o mundo. A tarefa agora será implementar a Nova Agenda Urbana, voltada para o futuro, assistida pelo Plano de Implementação de Quito (QIP). O QIP é composto por compromissos voluntários específicos de vários parceiros, com o objetivo de contribuir e reforçar os resultados da Conferência Habitat III e da Nova Agenda Urbana.

Portugal, a par dos demais Estados-membros das Nações Unidas, apresentou o Relatório Nacional - Habitat III, contendo o balanço dos resultados alcançados desde o Habitat II, com enfoque em desafios e domínios temáticos prioritários. Este relatório foi coordenado pela Direção-Geral do Território e envolveu uma equipa integrada e pluridisciplinar de mais de 30 organismos da Administração Central do Estado, dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira, Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, e Associação Nacional de Municípios Portugueses e foi objeto de consulta pública entre 14 de março e 12 de abril de 2016. Os trabalhos preparatórios para o Habitat III incluíram também a criação do portal Habitat III Portugal, disponibilizado com o propósito de oferecer à sociedade civil e a todas as partes interessadas uma plataforma de participação pública, discussão e informação. Foram ainda realizados os encontros de divulgação e debate Urban Breakfasts, nos dias 18 e 19 de julho de 2016, organizados em colaboração com as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, em parceria com o Secretariado Habitat III. Estes encontros revelaram uma franca adesão, com mais de duzentos participantes distribuídos pelos dois eventos, envolvidos numa plataforma de partilha de conhecimentos e discussão alargada a todos os interessados.

A Agenda Urbana para a União Europeia, assinada a 30 de Maio de 2016 pelos ministros responsáveis pelo desenvolvimento urbano, através do Pacto de Amesterdão, veio integrar os temas da agenda urbana global no desenvolvimento urbano sustentável do território europeu. 

Créditos das imagens:
HABITAT III (2016)