Novo concurso para laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas

Concurso aberto no âmbito do Programa Ambiente do EEA Grants, até 15 de setembro de 2020

No âmbito do Programa Ambiente do EEA Grants, foi lançado o concurso ‘Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas’, com o período de candidaturas a decorrer até 15 de setembro de 2020.

Este concurso pretende apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, como ‘laboratórios-vivos’ (living labs), definidos como espaços de teste de soluções inovadoras onde múltiplas partes interessadas colaboram no desenvolvimento, prototipagem, validação e teste de novas tecnologias, serviços e respetivas aplicações em contexto real, em áreas delimitadas, com identidade local e reconhecíveis pelos cidadãos.

Pretende-se que os projetos selecionados no âmbito deste aviso contribuam para aumentar a resiliência às alterações climáticas, através de medidas locais concretas de adaptação e mitigação às alterações climáticas e soluções tecnológicas de baixo carbono em cidades.

São elegíveis todas as entidades privadas legalmente estabelecidas em Portugal, que tenham como entidade parceira uma autoridade local dos municípios com mais de 200.000 habitantes responsáveis pela implementação de planos de mitigação das alterações climáticas (Cascais, Lisboa, Loures, Porto, Sintra e Vila Nova de Gaia).

A dotação total deste concurso é de 6.058.823 euros e o financiamento de cada projeto variará entre 200.000 euros e 1.000.000 euros, com uma taxa máxima de co-financiamento de 50%.

Para mais informações, regulamentos e formulários online de inscrição, consulte a página oficial do concurso.

Data / Período:

15 Set 2020

Artigos relacionados:

Tema(s) (Agenda Urbana UE):