O CIUL organiza em 2024 mais uma edição do Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo. Promovido anualmente, desde 2013, o ciclo centra-se na reflexão sobre Lisboa, na ótica do Urbanismo, abordando todos os anos um tema diferente. O ciclo de 2024 terá como mote ‘Há Vida no Meu Bairro’. O Encontro de Urbanismo deste ano convida à reflexão sobre a noção de ‘Bairro’, enquanto símbolo de proximidade e de diversidade sociocultural, e sobre o seu papel central no desenvolvimento das cidades do futuro.
Ao longo de seis sessões, um painel de técnicos e especialistas é convidado a apresentar experiências e perspetivas sobre as temáticas lançadas, abrindo-se espaço ao debate e à troca de ideias. O programa ‘Há Vida no meu Bairro’ pretende avaliar e planear a oferta das funções de proximidade à escala do Bairro e intervir no espaço público, com o objetivo de promover uma cidade mais humana, uma cidade mais próxima.
A estratégia enquadra-se no conceito de ‘Cidade dos 15 minutos’ (Moreno, 2015), uma forma de organizar os centros urbanos que permite que todos os serviços e necessidades básicas dos moradores, como escolas, espaços verdes, comércio local, lazer, desporto, saúde, estejam à distância de uma deslocação de 15 minutos, a pé ou de bicicleta. Propõe-se melhorar o conforto e a qualidade de vida de quem habita a cidade, reforçando as dinâmicas de proximidade, criando espaços de encontro, reduzindo desigualdades no acesso a serviços e na utilização do espaço público e, simultaneamente, promovendo um maior envolvimento e participação das pessoas na construção da cidade.
A primeira sessão - Lisboa, ‘Há Vida no Meu Bairro’! - tem lugar já no próximo dia 9 de abril, terça-feira, pelas 18h, no Auditório do CIUL. Neste Encontro participam Paulo Pardelha (Câmara Municipal de Lisboa/Departamento de Planeamento Urbano), como moderador, e Joana Almeida (Vereadora do Urbanismo, dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente e da Transparência e Prevenção da Corrupção), Alfonso Vergara (Fundação Metropoli, Espanha) e João Ferrão (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) como oradores.
As inscrições são gratuitas, com registo através do formulário de inscrição. Mais informações através do email ciul@cm-lisboa.pt.