ESPON Week 14-18 junho: ‘Uma Recuperação Verde e Justa para Todos os Territórios Europeus’

Online, organizada em cooperação com a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021. Conheça o programa e inscreva-se!

Entre os próximos dias 14 e 18 de Junho, o Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON, em parceria com a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021, organiza a ‘ESPON Week’, uma semana europeia dedicada a ‘Uma Recuperação Verde e Justa para Todos os Territórios Europeus’.

Esta Semana ESPON insere-se no mote Recuperação Justa e Verde, presente nas prioridades da Presidência Portuguesa para o pós-Covid-19, contexto em que o papel do Programa ESPON poderá assumir especial relevância, através da produção de evidências, metodologias de avaliação de impacto e cenários e recomendações de política.

Do Programa da Semana ESPON, destacam-se dois debates políticos de alto-nível, a realizar em formato maioritariamente digital, cuja inscrição é aberta a todos e que contará com a participação dos representantes europeus e nacionais:

  • 16 de junho | João Pedro Matos Fernandes (Ministro do Ambiente e Ação Climática), Dubravka Šuica (Comissão Europeia), Vasco Cordeiro (Primeiro Vice-Presidente do Comité das Regiões) e Younous Omarjee (Parlamento Europeu), moderação a cargo de Wiktor Szydarowski (ESPON EGTC).
  • 17 de junho | Comissária Europeia Elisa Ferreira, Ana Abrunhosa (Ministra da Coesão Territorial), António Costa e Silva (coordenador português do Plano de Recuperação e Resiliência) e Claude Turmes (Ministro da Energia e do Ordenamento do Território do Luxemburgo), moderação a cargo de Wiktor Szydarowski (ESPON EGTC).

A estes dois debates públicos, acresce um conjunto variado de ‘workshops’ abertos, dedicados a: ‘Emprego e Dinâmica Espacial’, ‘Impacto territorial das Catástrofes Naturais’ e ‘Ferramentas ESPON’, no dia 16 de Junho, e também ‘Política de Coesão, espinha dorsal da Europa? O papel das Áreas Metropolitanas’ e ‘Impacto dos Gases com Efeito de Estufa no Planeamento do Território’, no dia 17.

Numa semana intensa, destacam-se ainda o lançamento da ‘Policy Brief’ conjunta ESPON-Presidência Portuguesa 2021, sobre ‘Evidências Territoriais e Recomendações de Política para o Futuro das Áreas Rurais’, e o lançamento do terceiro número da revista TerritoriALL, a ESPON Magazine.

Estes eventos destinam-se a todos os formuladores de políticas, partes interessadas, profissionais, investigadores e especialistas empenhados em entender os desafios de desenvolvimento e o potencial dos seus territórios e dos demais territórios europeus. Não perca esta oportunidade privilegiada de aprender mais sobre os trabalhos do ESPON e de fazer parte da discussão sobre o futuro deste Programa Europeu.

Conheça em detalhe o Programa dos eventos e inscreva-se, a Inscrição é gratuita!