Seminário ESPON: Trajetórias de Ocupação Líquida do Solo Zero - Políticas e Práticas na Europa

Nos dias 5 e 6 de junho de 2024, em Mons, na Bélgica, no âmbito da Semana ESPON, em colaboração com a Presidência Belga do Conselho da União Europeia.

Nos dias 5 e 6 de junho de 2024, o Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON realiza o Seminário ‘Trajetórias de Ocupação Líquida do Solo Zero: Políticas e Práticas na Europa’ (‘No Net Land Take Trajectories: Policies and Practices Across Europe’), em Mons, na Bélgica, no âmbito da Semana ESPON, em colaboração com a Presidência Belga do Conselho da União Europeia.

O seminário pretende ser um espaço privilegiado de reflexão e debate sobre a ocupação do solo nas regiões e países europeus, para aprofundar as complexidades das políticas e práticas destinadas a reduzir a artificialização do solo e os seus impactos na biodiversidade e nos serviços dos ecossistemas, na habitação a preços acessíveis e no desenvolvimento demográfico e económico global de todos os tipos de territórios.

Serão apresentados e discutidos os resultados preliminares dos projetos ESPON e da implementação da Agenda Territorial 2030. As partes interessadas partilharão as suas perspetivas e necessidades em matéria de energias renováveis azuis, transição energética justa, regiões resilientes, habitação de qualidade a preços acessíveis, mercados de trabalho regionais e áreas funcionais.

Este seminário destina-se a formuladores de políticas, profissionais, investigadores e especialistas interessados na definição de políticas de utilização sustentável do território e em como as evidências do ESPON podem apoiar esses processos. 

Conheça o ProgramaInscreva-seMais detalhes e informações na página do evento