Transformative Action Award 2021

Prémio europeu de sustentabilidade com candidaturas abertas até 31 de julho de 2021

Estão abertas até 31 de julho as candidaturas à edição de 2021 do Transformative Action Award | Prémio Ação Transformativa para a Sustentabilidade.

Este prémio, dinamizado pela ICLEI – Local Governments for Sustainability, pelo País Basco e pela Cidade de Aalborg (Dinamarca), e apoiado pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento, é concedido a uma cidade, região ou organização da sociedade civil, que promova a transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica de sua comunidade, com base na Declaração Basca, um documento que define linhas orientadoras para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes na Europa. As ações adotadas deverão ainda constituir contributos locais ou regionais para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Acordo Climático de Paris.

O concurso é aberto a qualquer autoridade local ou regional ou organização da sociedade civil localizada num Estado-Membro da União Europeia ou num país do espaço económico europeu, que tenha assinado a Declaração Basca.

O vencedor receberá 10.000 € para iniciar uma Ação Transformadora na sua cidade, região ou município e um conjunto diversificado de ações de promoção em diversas plataformas, nomeadamente na plataforma on-line Sustainable Cities Platform, bem como a participação na cerimónia de entrega do prémio, a realizar em outubro ou novembro de 2021.

Entre os anteriores vencedores, consta o município português de Lousada, em 2019, distinguindo a sua estratégia municipal para o ambiente e para a sustentabilidade.

Aceda ao regulamento e ao formulário de inscrição na página oficial do concurso.