InC2 na Smart Cities Tour 2020: Cidade Circular

Apresentação da InC2 no Seminário 'Cidade Circular', no Fórum Cultural de Ermesinde, em Valongo, a 12 de fevereiro

O município de Valongo acolheu no passado dia 12 de fevereiro o seminário 'Cidade Circular', no Fórum Cultural de Ermesinde. Este foi o primeiro de uma série de seminários promovidos no âmbito da iniciativa Smart Cities Tour - Desafios e oportunidades para 2030, pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, em parceria com várias instituições e empresas.

Este primeiro seminário/workshop contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, bem como de representantes de instituições e empresas envolvidas na iniciativa. Ao longo da manhã, foi possível assistir ao 'Smart Portugal Pitch', com apresentações da Altice, dos CTT e da EDP, saber mais sobre o tema e conhecer boas práticas de inteligência urbana e oportunidades de financiamento, havendo ainda espaço para debate.

Na sessão intitulada 'Apresentação de Boas Práticas de Inteligência Urbana', a Direção-Geral do Território apresentou a Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), promovida pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, tendo como objetivo apoiar e capacitar os municípios e as suas comunidades na transição para uma Economia Circular, assumindo-se como um instrumento de implementação dos referenciais estratégicos nacionais para o desenvolvimento urbano sustentável.

A InC2 inspira-se no Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT, que tem granjeado sucesso entre os municípios portugueses, participantes em grande número nas suas redes de projetos. O 'método URBACT', de reconhecido mérito e baseado numa abordagem integrada – envolvendo a cooperação entre os vários atores locais – será adotado pelas redes da InC2 para a concretização dos objetivos estratégicos de capacitação, capitalização e comunicação.

O próximo evento 'Smart Cities Tour' ocorrerá em Évora, a 27 de maio, e terá como tema 'Smart Grids e Comunidades de Energia'.

Saiba mais no Portal InC2. Explore as apresentações-síntese da InC2, em PDF iconPortuguês e em PDF iconInglês.