Nova Ferramenta: Monitorizar Adaptações às Alterações Climáticas da AML

Explore a nova ferramenta para monitorização de adaptações às alterações climáticas da Área Metropolitana de Lisboa

Como parte do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa (PMAAC-AML), é agora lançada a Plataforma de Geovisualização, resultado da atividade conjunta de um consórcio formado pelo CEDRU, WE Consultants, IGOT/CEG da universidade de Lisboa, TIS e ESRI Portugal, que pretende constituir-se como um instrumento de comunicação e partilha de informação destinado ao público em geral e, em especial, aos agentes territoriais e técnicos municipais e participantes neste projeto.

Esta nova Plataforma de Geovisualização visa fomentar uma maior consciencialização das questões ambientais numa perspetiva de partilha de conhecimento. A partir de cinco funcionalidades, ‘Clima’, ‘Riscos’, ‘Vulnerabilidades’, ‘Sensibilidades’ e ‘Impactes’, permite acompanhar as estratégias de adaptação às alterações climáticas a nível regional e local.

A partir de uma estratégia organizada por uma equipa com mais de dois mil colaboradores, o PMAAC-AML resulta do culminar de dezenas de ‘workshops’, duas conferências e diversos estudos científicos, contando com a participação dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa. Três objetivos guiam este plano: promover o conhecimento técnico-científico e a sua aplicação ao território metropolitano, capacitar as instituições e as comunidades territoriais, e adotar uma cultura transversal de adaptação às mudanças climáticas.

Trata-se de um instrumento para preparar a comunidade metropolitana, nomeadamente os seus atores estratégicos, públicos e privados, para lidar com os desafios que as alterações climáticas colocam a este território, estabelecendo um caminho adaptativo de âmbito regional que permita, em complementaridade com as abordagens de escalas nacional e local, criar condições para reduzir a vulnerabilidade climática desta área metropolitana.

Assume-se como um instrumento para a adaptação climática, estabelecendo uma estratégia regional que potencie sinergias intermunicipais no conhecimento dos riscos e das vulnerabilidades, na concretização de opções de adaptação e na mobilização dos atores e das populações, apoiando e complementando o planeamento adaptativo de âmbitos municipal e intermunicipal, facilitando a sua concretização.

O PMAAC-AML está disponível no portal da Área Metropolitana de Lisboa, explore a sua nova ferramenta para monitorização de adaptações às alterações climáticas.