No próximo dia 20 de março, entre as 13h00 e as 15h00 (WEST, fuso horário de Portugal continental), o Grupo Temático Urban Futures (TG Urban Futures) da Association of European Schools of Planning (AESOP) organiza o segundo workshop da série 'Who says future? Acting subjects and the construction of futures'. Este evento online dá continuidade ao debate iniciado no congresso anual da AESOP em Paris e pretende explorar os atores que intervêm na construção de futuros urbanos e territoriais, com um enfoque nas perspetivas culturais, profissionais e ontológicas que moldam as narrativas sobre o futuro.
A sessão iniciar-se-á com a abertura conduzida por Peter Ache e Thomas Machiels, da AESOP, seguindo-se duas intervenções centrais: Camilla Perrone, da Universidade de Florença, abordará a construção de futuros metropolitanos, e Peter Ache, da Universidade Radboud, discutirá os futuros territoriais europeus. O evento culminará com um debate alargado, promovendo uma reflexão coletiva sobre o papel dos diferentes atores na construção de futuros sustentáveis e equitativos.
Este workshop servirá também de antecipação ao 37.º Congresso Anual da AESOP, que decorrerá de 7 a 11 de julho de 2025, em Istambul. O congresso incluirá uma linha temática dedicada aos 'Urban Futures' (T09), onde serão exploradas novas abordagens e narrativas transformadoras para o futuro das cidades e territórios.
O TG Urban Futures tem como objetivo fomentar novas ideias e abordagens para o planeamento urbano, promovendo a discussão sobre a evolução de variáveis ambientais, tecnológicas, políticas e sociais no longo prazo. Este enquadramento permite a exploração de cenários urbanos alternativos às escalas local, regional e global, antecipando desafios como as alterações climáticas, o impacto das tecnologias inteligentes, transformações geopolíticas e dinâmicas migratórias de grande escala.
Os interessados em participar no workshop devem registar-se através do formulário de inscrição. A iniciativa promete ser um espaço de debate relevante para a compreensão dos desafios e oportunidades na construção de futuros urbanos sustentáveis e inclusivos. Participe!