SMARTImpact - Local impacts from Smart City planning
Ao mesmo tempo que refletem sobre a criação de um modelo para cidades inteligentes, os parceiros da rede Smart Impact trabalham no desenvolvimento de planos de ação para tornar as suas próprias cidades mais inteligentes. As soluções para este desenvolvimento inteligente encontram-se, sobretudo, na transformação das estruturas de governança e dos modelos operacionais e empresariais mais do que, propriamente, em inovações tecnológicas.
A rede é apoiada pelo Instituto Fraunhofer, um grupo de pesquisa líder e autoridade em cidades inteligentes. Para além do desenvolvimento de um modelo para cidades inteligentes, os 10 parceiros desta rede estão a trabalhar em conjunto para desenvolver planos de ação para tornar suas cidades mais inteligentes. Ela foca-se sobretudo, não em soluções de tecnologia em si, mas nas estruturas de governança, processos e modelos de negócios. Os parceiros trabalham especificamente em conjunto, tendo por base os temas identificados nos estudos de base sobre cada cidade parceira, para:
- Desenvolver modelos para as organizações poderem adaptar nas suas estruturas para contribuir para cidades inteligentes.
- Financiar com eficiência soluções inteligentes e criar novas formas de entender o valor com estratégias de co-investimento.
- Desenvolver e apoiar ecossistemas de inovação dentro das cidades.
- Explorar o papel das regulamentações e incentivos, p.ex. o enfoque no pau ou na cenoura.
- Compreender melhor como a integração de dados e as plataformas de dados urbanos podem suportar a cidade inteligente.
Saiba mais sobre a SMARTImpact em urbact.eu
Os resultados serão conhecidos em 2018
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Data / Período:
3 Maio 2016 até 3 Maio 2018
Montante global de investimento:
Fontes de financiamento:
Enquadramento programático:
Documentos:
Ponto de contacto:
Margarida Campolargo, Porto Digital