Foram selecionados 11 novos projetos no âmbito do 5.º convite à apresentação de propostas das Urban Innovative Actions (UIA). Tal como em chamadas anteriores, a participação das cidades nesta última chamada prevista no atual período de programação foi particularmente intensa, com 222 propostas recebidas, oriundas de 23 Estados-Membros da União Europeia.
Após um processo de avaliação muito competitivo (apenas 14 propostas foram selecionadas para a Avaliação Operacional), esses 11 projetos foram selecionados não apenas pelo seu caráter inovador, mas também pela sua capacidade de estabelecer parcerias locais dinâmicas e complementares, tendo em vista testar ideias-piloto.
Estes projetos terão a oportunidade de experimentar soluções criativas, inovadoras e sustentáveis para enfrentar as Alterações Demográficas, os principais desafios da Qualidade do Ar, salvaguardar e valorizar a Cultura e Património Cultural da União Europeia e desenvolver modelos alternativos de Economia Circular nas cidades.
As 11 autoridades urbanas selecionadas representam 8 diferentes Estados-Membros, com uma ampla abrangência geográfica (Hungria, Bulgária, Grécia, Itália, Países Baixos, Bélgica, Eslováquia e Espanha). O espectro completo da dimensão urbana também é amplamente representado: 8 são cidades médias (50 000 a 2500 habitantes) e 3 são capitais (mais de 1 milhão de habitantes). Em termos de parcerias, os projetos selecionados promovem amplamente a integração horizontal (e vertical, embora em menor grau), com um forte envolvimento do sector privado (grandes empresas e PME), academia e centros de investigação, assim como sociedade civil, incluindo ONG.
Nos próximos meses, cada projeto selecionado disponibilizará uma página dedicada na Internet, com todas as notícias e detalhes sobre os avanços da sua implementação. Descubra os novos projetos em www.uia-initiative.eu.