A Parceria Cidades Verdes (‘Greening Cities’) da Agenda Urbana para a União Europeia desenvolveu um inquérito para as autoridades urbanas a nível nacional, regional e local, em todos os Estados-Membros da União Europeia e do Espaço Económico Europeu. Este inquérito constitui um passo essencial no desenvolvimento de um plano de ação, que delineará medidas específicas para apoiar as autoridades urbanas na resposta aos desafios identificados no âmbito do tema “tornar as cidades mais verdes”.
São convidadas a participar neste inquérito todas as partes interessadas, em particular autoridades locais, municípios, entidades intermunicipais ou regionais e entidades com interesse no desenvolvimento urbano sustentável. O objetivo é recolher informações, incluindo desafios e boas práticas, sobre o estado da legislação, das políticas, do financiamento e das metodologias relacionadas com as infraestruturas verdes. As respostas obtidas ajudarão a propor um conjunto de ações que serão desenvolvidas nos próximos anos, a intensificar as medidas relevantes, e a evitar sobreposições com iniciativas já existentes.
A Agenda Urbana para a UE assenta numa abordagem multinível à política e prática urbanas, promovendo a cooperação entre os Estados-Membros, as cidades, a Comissão Europeia e outras partes interessadas. Neste período de programação 2021-2027, o apoio à Agenda Urbana é prestado no âmbito da Iniciativa Urbana Europeia (EUI). A Área Metropolitana de Lisboa é a entidade portuguesa que participa na parceria ‘Cidades Verdes’, co-coordenando o grupo de trabalho dedicado ao financiamento, juntamente com o município de Utrecht (Países Baixos).
Preencha o inquérito até ao dia 31 de janeiro e aceda a todas as informações sobre a Iniciativa Urbana Europeia (EUI) e a Agenda Urbana para a União Europeia nas respetivas páginas web.