No âmbito da Expo 2020, no Dubai, estão abertas, até ao dia 30 de junho, as candidaturas para boas práticas em matéria de sustentabilidade.
As boas práticas a concurso deverão representar soluções concretas e bem-sucedidas aos grandes desafios mundiais e que, como fim último, contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. As boas práticas podem ter sido desenvolvidas por países (representados pelos respetivos governos), organismos e associações públicas, organizações internacionais, empresas, universidades e outras instituições de ensino, parcerias publico-privadas, comunidades ou empreendedores, idealmente numa relação de parceria e colaboração entre múltiplas entidades.
As candidaturas deverão ainda estar enquadradas em, pelo menos, um tema prioritário, um tema transversal, um facilitador do desenvolvimento e mais do que um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Temas Prioritários:
- Prestação de serviços inclusiva e sustentável
- Meios de subsistência e desenvolvimento empresarial
- Habitats resilientes
- Desenvolvimento social
- Água, alimentação e segurança energética
Temas Transversais:
- Igualdade de género
- Alterações climáticas e risco de catástrofes
- Boa governança e instituições fortes
Facilitadores do Desenvolvimento:
- Inovação e tecnologia
- Acesso ao financiamento
Aos projetos selecionados será garantida uma visibilidade possibilitada por uma plataforma global que terá 25 milhões de visitas e a atenção da comunicação social. Os projetos serão objeto de destaque na Expo 2020, no Dubai (entre 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021) e na sua página na internet.
Para mais informações, regulamento e formulário online de inscrição, consulte a página oficial do concurso.