Braga vence Prémio da Semana Europeia da Mobilidade

A distinção visa reconhecer as ações desenvolvidas pelos municípios no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

A cidade de Braga foi a vencedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2022. A implementação e melhoria de infraestruturas permanentes e a sensibilização para a mobilidade sustentável de residentes, universidades e empresas, foram alguns dos aspetos tidos em conta pelo júri. O prémio tinha também como finalistas Sófia, na Bulgária, e Zagreb na Croácia.

Entre as iniciativas implementadas na cidade de Braga, destacam-se o projecto ‘School Bus’ nas escolas, a criação de ciclovias e novos lugares de estacionamento para bicicletas, a criação de um sistema partilhado de bicicletas, o alargamento de zonas pedestres e novos espaços verdes, a modernização da frota de transportes públicos para veículos elétricos, a redução dos limites de velocidade em zonas escolares, a criação de condições para pessoas com mobilidade reduzida e uma infraestrutura rodoviária mais segura.

Este prémio, na sua 11.ª edição, é atribuído pela Comissão Europeia, como complemento à Semana Europeia da Mobilidade, que este ano se realizou entre os dias 16 e 22 de setembro, com o tema central 'Melhores Ligações'.

A Associação de Municípios polaca Metropolis GZM foi também premiada, na categoria ‘Mobility Action’. Foram ainda atribuídas cinco menções especiais às cidades ucranianas de Chernihiv, Kamianets-Podilskiy, Lviv, Poltava e Uzhhorod por terem participado Semana Europeia da Mobilidade de 2022, apesar da guerra. No ano anterior, havia sido a cidade de portuguesa de Valongo a vencer o Prémio da Semana Europeia da Mobilidade, na categoria de municípios com menos de 100.000 habitantes.

Saiba mais na página oficial dos Prémios da Semana Europeia da Mobilidade e na página da Câmara Municipal de Braga.

Município(s):
Data / Período:

27 Mar 2023

Tema(s) (Agenda Urbana UE):

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas