A Comissão Europeia lançou pela quinta vez o Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, para reconhecer o trabalho feito por cidades, vilas ou regiões da União Europeia na promoção da inclusão e no apoio à criação de sociedades livres de discriminação, em duas categorias distintas:
- Cidades ou regiões com menos de 50 000 habitantes;
- Cidades ou regiões com mais de 50 000 habitantes.
Será igualmente atribuído um Prémio Específico às autoridades locais pelo seu trabalho em prol de um ‘mercado de trabalho inclusivo para todos’. A dimensão da autoridade local não é tida em conta no Prémio Específico, para o qual existe apenas uma categoria.
Haverá três vencedores por categoria (primeiro, segundo e terceiro lugares) e serão aceites candidaturas em todas as línguas oficiais da União Europeia.
Este prémio deverá reconhecer, dar visibilidade e destacar as melhores práticas de uma cidade ou região, que podem servir de fonte de inspiração para outras cidades europeias na criação de ambientes mais diversificados e inclusivos para os seus cidadãos. Procura reconhecer as melhores práticas que promovam a diversidade (em termos de sexo, idade, deficiência, identidade LGBTIQ, religião e origem étnica/racial) como fonte de riqueza e inovação, contribuindo para políticas e sistemas inclusivos, promovendo ainda um sentimento de pertença para todos os seus cidadãos.
As candidaturas estão abertas a autoridades locais, como cidades, vilas ou regiões da UE, até 30 de janeiro de 2026, e os vencedores serão anunciados numa cerimónia pública que terá lugar em Bruxelas, no dia 21 abril de 2026.
Aceda ao regulamento, formulário de candidatura e demais elementos na página da iniciativa e esclareça as suas dúvidas através do endereço eletrónico eudiversity_award@vo-europe.eu.








