Capital Europeia da Cultura em Portugal 2027

Candidaturas abertas até 23 de novembro de 2021

As candidaturas para a Capital Europeia da Cultura - Portugal 2027 encontram-se abertas até 23 de novembro de 2021.

A iniciativa Capital Europeia da Cultura visa promover a diversidade das culturas na Europa, realçando as características comuns que partilham, e aumentar o sentimento de pertença dos cidadãos a um espaço cultural comum, de modo a fomentar o contributo da cultura para o desenvolvimento a prazo das cidades de acordo com suas respetivas estratégias e prioridades.

No modelo atual, duas ou três cidades, em países diferentes, são Capitais Europeias da Cultura durante um ano. O título é atribuído 5 anos antes, após um processo de candidatura e seleção por parte de um júri constituído por peritos independentes. O convite formal à apresentação de propostas é publicado cerca de 6 anos antes do ano-título, com um prazo de pelo menos 10 meses para os candidatos apresentarem as suas propostas.

Desde a sua criação, 58 cidades já obtiveram o título, sendo um dos mais emblemáticos eventos culturais da Europa. Portugal acolheu 3 cidades Capitais Europeias da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012. Em 2027, uma cidade portuguesa e uma da Letónia serão Capitais Europeias da Cultura.

As cidades que em Portugal pretendam concorrer ao título de Capital Europeia da Cultura, para o ano 2027, devem apresentar as candidaturas no prazo indicado e de acordo com as instruções que constam no Convite à Apresentação de Candidaturas.

A Autoridade de Gestão responsável pelo processo em Portugal é o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) sob tutela da Ministra da Cultura.

Saiba mais nas páginas europeia e portuguesa desta iniciativa e esclareça as suas dúvidas através do endereço ecoc2027@gepac.gov.pt.

Data / Período:

23 Nov 2021

Tema(s) (Agenda Urbana UE):

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas