As candidaturas para a Capital Europeia da Cultura - Portugal 2027 encontram-se abertas até 23 de novembro de 2021.
A iniciativa Capital Europeia da Cultura visa promover a diversidade das culturas na Europa, realçando as características comuns que partilham, e aumentar o sentimento de pertença dos cidadãos a um espaço cultural comum, de modo a fomentar o contributo da cultura para o desenvolvimento a prazo das cidades de acordo com suas respetivas estratégias e prioridades.
No modelo atual, duas ou três cidades, em países diferentes, são Capitais Europeias da Cultura durante um ano. O título é atribuído 5 anos antes, após um processo de candidatura e seleção por parte de um júri constituído por peritos independentes. O convite formal à apresentação de propostas é publicado cerca de 6 anos antes do ano-título, com um prazo de pelo menos 10 meses para os candidatos apresentarem as suas propostas.
Desde a sua criação, 58 cidades já obtiveram o título, sendo um dos mais emblemáticos eventos culturais da Europa. Portugal acolheu 3 cidades Capitais Europeias da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012. Em 2027, uma cidade portuguesa e uma da Letónia serão Capitais Europeias da Cultura.
As cidades que em Portugal pretendam concorrer ao título de Capital Europeia da Cultura, para o ano 2027, devem apresentar as candidaturas no prazo indicado e de acordo com as instruções que constam no Convite à Apresentação de Candidaturas.
A Autoridade de Gestão responsável pelo processo em Portugal é o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) sob tutela da Ministra da Cultura.
Saiba mais nas páginas europeia e portuguesa desta iniciativa e esclareça as suas dúvidas através do endereço ecoc2027@gepac.gov.pt.