Capital Europeia da Juventude: candidaturas abertas à edição de 2026

Uma iniciativa do Fórum Europeu da Juventude, com o prazo de entrega de candidaturas até 6 de fevereiro de 2023

Estão abertas, até ao dia 6 de fevereiro de 2023, as candidaturas à edição de 2026 da Capital Europeia da Juventude, uma iniciativa do Fórum Europeu da Juventude, que tem por objetivo o desenvolvimento de iniciativas de âmbito cultural, social, político e económico destinadas aos jovens. Todos os anos, uma nova cidade europeia tem a oportunidade de apresentar as suas ideias inovadoras, projetos e atividades que visam dar voz dos jovens e trazer uma nova perspetiva da juventude a todos os aspetos da vida na cidade.

O título de Capital Europeia da Juventude é atribuído desde 2009 e traz uma série de benefícios para a cidade vencedora, nomeadamente a promoção de uma participação mais ativa dos jovens na sociedade, o aumento do reconhecimento e reputação da cidade e a promoção da mesma, designadamente ao nível do turismo. Braga, em 2012, e Cascais, em 2018, foram as duas cidades portuguesas já distinguidas com este galardão. A cidade polaca de Lublin é a Capital Europeia da Juventude em 2023.

Para garantir o título de Capital Europeia da Juventude, as cidades candidatas devem descrever na sua candidatura o seu desempenho anterior no campo da juventude, a sua motivação, os principais desafios que os jovens enfrentam e um programa multifacetado de atividades concebido para os enfrentar, detalhando planos claros para envolver os jovens e expandir os projetos relacionados com a juventude.

Até cinco candidatos serão pré-selecionados pelo júri convocado pelo Fórum Europeu da Juventude. Esses candidatos receberão feedback e recomendações sobre como podem melhorar as suas candidaturas, antes de um vencedor final ser escolhido e anunciado em novembro de 2023.

Para mais informações e submissão de candidaturas aceda à página oficial da iniciativa ou esclareça as suas dúvidas através do endereço eyc@youthforum.org.

Etiquetas:
Data / Período:

15 Jan 2023

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação InC2 Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Riscos Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Soluções baseadas na natureza Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas