Carta Aberta pelo Direito ao Lugar

Elaborada por 42 Organizações da Sociedade Civil do Centro do País e da Grande Lisboa, está aberta à subscrição por parte de todas as pessoas individuais e coletivas que se revejam no seu conteúdo

No passado dia 31 de março, foi lançada a Carta Aberta pelo Direito ao Lugar, elaborada colaborativamente por 42 organizações do Centro do País e da Grande Lisboa. Neste documento de posicionamento coletivo, identificam-se razões que forçam as pessoas a prescindir de viver em lugares com que se identificam, a que se sentem ligadas e a que sentem que pertencem. Contém também um vasto conjunto de medidas que procuram proteger o direito ao lugar e responder ao problema da perda de população residente nas zonas rurais e nos centros das grandes cidades. São medidas que se propõem a diferentes instâncias de poder político (ao nível local e central e europeu) e aos media.

Esta publicação enquadra-se no projeto LigAções, projeto que nasceu de preocupações partilhadas pelo Graal e pela Fundação Gonçalo da Silveira – FGS, contando com a colaboração do parceiro norueguês Østfoldmuseene e cofinanciamento pelo Programa Cidadãos Ativ@s, componente dos EEA Grants, sendo gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

São várias as organizações que se têm envolvido ao longo destes dois anos de projeto. Com diferentes âmbitos e áreas de intervenção, estas organizações têm em comum uma preocupação com o direito ao lugar, que abordam, partindo do seu ponto de vista e contexto de trabalho.

Este documento de posicionamento coletivo, agora tornado público, está aberto à subscrição por parte de todas as pessoas individuais e coletivas que se revejam no seu conteúdo.

Aceda à Carta Aberta pelo Direito ao Lugar e saiba todas as informações na página da iniciativa.

Data / Período:

13 Maio 2021

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas