Carta de Uso e Ocupação do Solo para 2018

COS2018 já disponível e gratuita através de serviços de visualização e de descarregamento no portal da DGT

A Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) para 2018 da Direção-Geral do Território (DGT) foi concluída no final de novembro de 2019 e já está disponível através de serviços de visualização (WMS) e de descarregamento (ATOM), podendo ser acedida sem custos através dos seus metadados registados no Sistema Nacional de Informação Geográfica.

A nomenclatura da COS foi reformulada para a produção da COS2018 no âmbito de um grupo de trabalho da Comissão Nacional do Território (CNT) coordenado pela DGT e que reuniu entidades relevantes nos domínios do uso e da ocupação do solo. A nomenclatura inclui agora 83 classes, mais 35 classes do que a COS2015, com níveis de desagregação reajustados. O grupo da CNT decidiu também alterar a designação de algumas classes e densificar algumas definições.

Tendo em vista garantir a consistência espacial e temática da série COS, a DGT está agora a produzir novas versões das COS anteriores (1995, 2007, 2010 e 2015), corrigindo alguns erros entretanto detetados e adaptando as nomenclaturas. Este trabalho, a concluir no primeiro trimestre de 2020, é crucial para possibilitar análises de dinâmica do uso e ocupação do solo para Portugal Continental. Até lá, a COS2018 que agora se disponibiliza não pode ser comparada com as atuais versões das COS1995, COS2007, COS2010 e COS2015 que estão a ser disponibilizadas pela DGT no seu portal e através do SNIG.

A produção desta edição da COS enquadra-se na estratégia da DGT para disponibilizar informação sobre o uso e ocupação do solo com regularidade e fiabilidade através de processos de produção mais eficientes e tecnologicamente mais evoluídos, diminuindo o tempo entre o ano da aquisição dos dados base (isto é, fotografia aérea) e o ano da disponibilização da informação produzida ao público. A COS2018 foi produzida em 9 meses e pela primeira vez a COS é disponibilizada no ano imediatamente após a aquisição dos ortofotos utilizados na sua produção.

Saiba mais sobre a COS e aceda a toda a informação disponível.

Artigos relacionados:

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas