Cities Forum 2025: aberto concurso para cidade anfitriã!

Até 13 de maio de 2024, a Comissão Europeia convida as cidades a candidatar-se para acolher e co-organizar o Cities Forum 2025

A Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia, através da Iniciativa Urbana Europeia (EUI), tem aberto, até ao dia 13 de maio de 2024, concurso dirigido a todas as cidades da União Europeia interessadas em acolher e co-organizar a 6.ª edição do Cities Forum, em junho de 2025.

O Cities Forum é um grande evento bienal da Comissão Europeia que reúne os principais atores urbanos dos níveis europeu, nacional e local. É o local e momento privilegiado para discutir temas como a dimensão urbana da Política de Coesão, bem como sobre as iniciativas a nível da União Europeia que apoiam o desenvolvimento urbano sustentável.

A última edição do Cities Forum realizou-se em Turim (Itália), nos dias 16 e 17 de março de 2023, sob o lema 'Cidades Verdes e Justas', centrado no papel das cidades para a implementação do Pacto Ecológico Europeu e na importância de abordagens estratégicas para responder às necessidades de adaptação climática e salvaguarda ambiental. A cidade do Porto recebeu, em 2020, a 4.ª edição deste evento.

Prevê-se que a edição de 2025 receba cerca de 800 participantes, num evento com a duração de 2 ou 3 dias, devendo constituir-se como uma importante plataforma interativa para o diálogo, a aprendizagem e recomendações políticas nos domínios do desenvolvimento urbano sustentável. O evento dirige-se a cidades de todas as dimensões, partes interessadas da Política de Coesão, profissionais urbanos e decisores políticos, bem como aos participantes nas parcerias da Agenda Urbana para a União Europeia.

Aceda ao documento de referência para candidatos e demais informações na página da EUI-Cities Forum.

Data / Período:

13 Maio 2024