O Ciclo de Conversas CITTA4TALKS, no âmbito das Áreas Temáticas Transversais do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) tem em vista dar a conhecer os tópicos de investigação abordados por este centro de investigação e o seu impacto sobre a cidade do Porto, nomeadamente, no âmbito das suas Áreas Temáticas Transversais (ATT).
O CITTA é um centro de investigação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que desenvolve investigação aplicada inter e multidisciplinar nas áreas complementares do planeamento do território, do ambiente e dos transportes.
Estas conversas públicas, que envolvem diversas entidades da cidade do Porto, cidadãos e outras partes interessadas, são relevantes para o desenvolvimento dos temas abordados, pretendendo criar e promover uma maior aproximação da investigação científica à comunidade civil.
Realizam-se ao longo de quatro sessões, entre fevereiro e junho, cada uma delas desenvolvida pela respetiva Área Temática (ATT) do CITTA: Cidade Inclusiva e Envelhecimento Ativo; Morfologia Urbana; Transições Societais e Climáticas; e Acessibilidade e Mobilidades. Em cada sessão será exibido um vídeo de apresentação do trabalho da ATT.
PROGRAMA
22 de Fevereiro, ‘Juntos para vencer o calor’
Cidade inclusiva e conforto para os idosos.
ATT | Cidade Inclusiva e Envelhecimento Ativo
4 de Abril, ‘A forma da cidade importa?’
Organização do espaço e impactos sociais, económicos e ambientais
ATT | Morfologia Urbana
23 de Maio, ‘Repensar a Ação Climática’
Como transformar a cidade com a com a comunidade
ATT | Transições Societais e Climáticas
5 de Junho, ‘Ruas para as crianças’
Acessibilidade para a autonomia e independência
ATT | Acessibilidade e Mobilidades
Esta iniciativa tem o apoio da Galeria da Biodiversidade e do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Os eventos são gratuitos, mas com inscrição obrigatória, prencha o formulário. A entrada é livre, apenas condicionada à capacidade do espaço e aos lugares sentados.