Comissão Europeia lança nova Missão ‘100 cidades com impacto neutro no clima até 2030’

Está previsto um financiamento de cerca de 360 milhões de euros do Horizonte Europa.

A Comissão Europeia acaba de lançar cinco novas missões, no âmbito do Horizonte Europa, incluindo a nova Missão ‘100 cidades com impacto neutro no clima até 2030’. Estas missões constituem um novo conceito na política da União Europeia e visam enfrentar grandes desafios nas áreas da saúde, clima e meio ambiente, visando alcançar objetivos muito ambiciosos nestas áreas.

A Missão ‘100 cidades com impacto neutro no clima até 2030’ pretende apoiar assim 100 cidades europeias na sua transformação sistémica para a neutralidade climática até 2030, fazendo dessas cidades centros de experimentação e inovação para as demais cidades europeias que deverão depois replicar essas abordagens.

A Missão, totalmente ancorada no Pacto Ecológico Europeu, propõe um processo multinível e cocriativo formalizado num contrato ajustado à realidade de cada cidade. Os Presidentes de Câmara, a Comissão Europeia e as autoridades nacionais assumirão, em conjunto, a responsabilidade de efetuar a mudança transformadora necessária, expressando o nível de ambição e compromisso de todas as partes envolvidas, identificando barreiras e prioridades para a estratégia de transição, estabelecendo a governança e coordenando com as autoridades regionais, nacionais e da União Europeia.

Para o cumprimento da Missão, o programa Horizonte Europa prevê disponibilizar 359,3 milhões de euros, estando ainda previsto o lançamento de uma Plataforma de Missão para fornecer assistência técnica, regulatória e financeira às cidades participantes.

Aceda a todas as informações na página da Comissão Europeia, acompanhe todos os desenvolvimentos na página do Horizonte Europa e esclareça as suas dúvidas através do endereço RTD-HORIZON-EUROPE-MISSION-CITIES@ec.europa.eu.