A OCDE acaba de lançar uma nota política sobre as respostas das cidades ao COVID-19, com exemplos concretos de dezenas de cidades em todo o mundo, incluindo Lisboa.
Esta nota foi desenvolvida pelo Centro de Empreendedorismo, PME, Regiões e Cidades da OCDE, em colaboração com o Grupo de Trabalho para Política Urbana da OCDE e a Iniciativa de Autarcas Campeões da OCDE para o Crescimento Inclusivo. O documento fornece exemplos de medidas tomadas pelas cidades para responder à atual epidemia do COVID-19, agrupadas em seis categorias: i) comunicação e consciencialização, ii) local de trabalho e deslocações; iii) distanciamento social; iv) grupos vulneráveis; v) prestação de serviços locais; e vi) apoios à economia.
Pretende-se que o documento seja atualizado com alguma regularidade, de acordo com a evolução desta crise, e versões futuras deverão incluir recomendações de políticas.
Com base nesta nota, foram realizados dois eventos online, com a participação da chefe da Divisão de Cidades, Políticas Urbanas e Desenvolvimento Sustentável da OCDE, Aziza Akhmouch:
- webinar do HubCities, organizado por Vincent Ducrey, CEO e co-fundador do Instituto HUB, onde se discutiu respostas inovadoras dos governo locais ao COVID-19.
- podcast do UrbanFlag, apresentado por Lorenzo Kihlgren Grandi, da Escola de Relações Internacionais de Paris, no qual de descreveu como as cidades estão a trabalhar conjuntamente para garantir que os mais vulneráveis não sejam deixados para trás na luta contra o COVID-19.
Ambos os eventos estão disponíveis gratuitamente e na íntegra.
A OCDE agradece ainda que as cidades lhe façam chegar exemplos de como estão a dar resposta a esta crise, podendo os interessados partilhar as suas experiências através do email CFEcities@oecd.org.
Aceda ao documento completo e acompanhe o trabalho da OCDE sobre este tema em www.oecd.org/coronavirus.