No Congresso da Rede espanhola de Cidades que Caminham, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2024, em Pamplona, será atribuída uma categoria especial dedicada aos membros da Rede portuguesa de Cidades e Vilas que caminham. O prémio visa reconhecer as iniciativas que melhor promovem a transformação do espaço público e incentivam a mobilidade a pé como forma prioritária de deslocamento diário.
A Rede de Cidades e Vilas que Caminham, da qual várias localidades portuguesas fazem parte, tem como objetivo fomentar o avanço das cidades na recuperação de espaços públicos para as pessoas. Ao destacar as ações transformadoras que se alinham com os princípios da rede, o prémio promove a visibilidade das cidades premiadas e reforça a importância da mobilidade sustentável.
O júri avaliará as candidaturas com base em seis critérios principais:
- Partilha dos princípios da rede (30 pontos);
- Alcance das ações na transformação urbana (20 pontos);
- Transversalidade de grupos sociais beneficiados (20 pontos);
- Alianças institucionais (10 pontos);
- Possibilidade de replicação em outras cidades da rede (10 pontos);
- Comunicação e participação (10 pontos).
As cidades portuguesas Braga e Viana do Castelo foram as premiadas no ano de 2023 e, para 2024, as candidaturas estão abertas até 13 de setembro. As candidaturas devem ser apresentadas em formato poster de dimensão A1 ou em vídeo de 3 a 5 minutos, e enviadas para geral@institutodemobilidade.org.
Este prémio representa uma oportunidade única para as cidades portuguesas reafirmarem o seu compromisso com a sustentabilidade e inovação urbana, tornando-se exemplo a nível internacional. Consulte os termos de referência do concurso e saiba mais sobre o congresso na página do evento.