Consulta pública de 2 Planos de Ação da Agenda Urbana para a União Europeia

Parcerias ‘Cidades Verdes’ e ‘Turismo Sustentável’: participe, até ao dia 11 de julho

A Agenda Urbana para a União Europeia lançou a consulta pública das versões preliminares de dos Planos de Ação de duas das suas Parcerias: ‘Cidades Verdes’ e ‘Turismo Sustentável’.

A Parceria Cidades Verdes congrega 30 parceiros, incluindo a Área Metropolitana de Lisboa (AML), com Nuovo Circondario Imolese (Itália) e Ministério do Desenvolvimento Obras Públicas e Administração (Roménia) como co-coordenadores. A Parceria Turismo Sustentável integra 29 parceiros, incluindo a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, contando com o Município de Génova (Itália) e o Município de Galați (Roménia) como co-coordenadores.

O período desta primeira consulta pública decorre até ao dia 11 de julho de 2024, nas páginas na Internet da Agenda Urbana referentes a cada uma das parcerias (‘Cidades Verdes’ e ‘Turismo Sustentável’), e visa um debate aberto entre a todas as partes para a preparação dos desenvolvimentos e recomendações a emanar destas parcerias, acolhendo comentários sobre as metas e objetivos gerais dos planos de ação, bem como sobre os detalhes específicos relacionados com cada ação. A versão final dos Planos de Ação, resultante deste esforço conjunto, será apresentada durante o outono de 2024.

A Agenda Urbana para a UE assenta numa abordagem multinível à política e prática urbanas, promovendo a cooperação entre os Estados-Membros, as cidades, a Comissão Europeia e outras partes interessadas. Neste período de programação 2021-2027, o apoio à Agenda Urbana é prestado no âmbito da Iniciativa Urbana Europeia (EUI).

Participe nas consulta públicas até ao dia 11 de julho (‘Cidades Verdes’ e ‘Turismo Sustentável’) e aceda a todas as informações sobre a Iniciativa Urbana Europeia (EUI) e a Agenda Urbana para a União Europeia nas respetivas páginas web.

Data / Período:

11 Jul 2024