Declaração de Riga - para uma Agenda Urbana da União Europeia

Aprovada a 10 de Junho de 2015 na reunião informal dos ministros da União Europeia responsáveis pela Coesão Territorial e Assuntos Urbanos

A Declaração de Riga foi aprovada a 10 de Junho de 2015, durante a Presidência Letã do Conselho da União Europeia (UE), na reunião informal dos ministros da UE responsáveis pela Política de Coesão, pela Coesão Territorial e Assuntos Urbanos.

Esta Declaração vem assumir a importância das questões urbanas para o desenvolvimento territorial da União Europeia, destacando o papel das cidades para a contribuição da resolução de problemas comuns europeus.

A Declaração de Riga fornece o apoio político para o desenvolvimento de uma Agenda Urbana Europeia que, por sua vez, deverá assegurar a conceção de melhores políticas para as áreas urbanas, maior coordenação e eficácia das medidas que visam o desenvolvimento sustentável e melhor participação e eficácia na contribuição das áreas urbanas para os objetivos comuns da UE.

Na Declaração os Ministros convidam a Comissão Europeia a considerar a Agenda Urbana da UE como uma prioridade, promovendo a melhoria da coordenação das políticas e instrumentos relevantes para estas matérias, a produção de mecanismos de avaliação e monitorização, a concertação de ações e a produção de conhecimento, entre outros aspetos.

As autoridades locais e regionais são também convidadas a contribuir para o desenvolvimento e implementação daquela Agenda Urbana.

Ao longo do documento está patente o reconhecimento do carácter policêntrico da estrutura urbana do território da UE e, nesse contexto, da importância das cidades de pequena e média dimensão. Merece por isso especial destaque um conjunto de conhecimentos sobre o contributo deste tipo de cidades para o desenvolvimento territorial que constam do anexo a essa Declaração.

 Declaration of Ministers towards the EU Urban Agenda

 

Na sequência da Declaração de Riga, espera-se a adoção da Agenda Urbana, Pacto de Amesterdão, na Presidência Holandesa. Saiba mais.  

Etiquetas:

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas