Driving Urban Transitions to a Sustainable Future (DUT) | 1.º concurso em setembro de 2022

Primeira convocatória para apresentação de propostas aberta a partir de 21 de setembro

A Driving Urban Transitions to a Sustainable Future (DUT), cuja primeira convocatória para apresentação de propostas estará aberta a partir do dia 21 de setembro de 2022, é uma nova parceria europeia, que combina fontes de financiamento públicas nacionais e da União Europeia para apoiar o desenvolvimento e implementação de projetos de investigação e inovação transnacionais, dirigidos a três temáticas de transição urbana fundamentais para um futuro sustentável e com melhor qualidade de vida nas cidades:

  • Os Bairros de Energia Positiva (Positive Energy Districts – PED), que tem como objetivo otimizar os sistemas energéticos locais através da eficiência energética e da geração de energia local a partir de fontes renováveis, promovendo a transição energética urbana e a neutralidade climática;
  • A Cidade dos 15 minutos (15-Minute City – 15minC), que se centra nas questões do sistema de mobilidade e da morfologia urbana e visa incentivar escolhas de mobilidade sustentáveis e a reorganização das atividades no espaço urbano para tornar as cidades climaticamente neutras e mais vivas e inclusivas;
  • As Economias Urbanas Circulares (Circular Urban Economies – CUE), que visa fomentar o urbanismo regenerativo e comunidades urbanas vivas, inclusivas e verdes, sustentadas por economias urbanas circulares.

A parceria DUT tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de ecossistemas inovadores e para a criação de novas ferramentas que capacitem as autoridades locais, as empresas e os cidadãos para transformar estratégias globais em ações locais que promovam a qualidade de vida nas cidades e as tornem mais sustentáveis e inclusivas.

A DUT é uma das 49 parcerias do Horizonte Europa (atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia) e enquadra-se no Pilar 2 deste programa, no âmbito do Cluster 5 “Clima, Energia e Mobilidade”. É a única parceria do Horizonte Europa inteiramente dedicada ao desenvolvimento urbano sustentável e junta mais de 60 parceiros de 27 países, de perfil tão variado como: agências nacionais de financiamento de I&I, autoridades governamentais, centros de investigação universitários, entidades regionais, associações, ou entidades privadas e empresariais nas áreas do ambiente, transição energética ou mobilidade.

Tem por base o capital de experiência, com mais de 10 anos, que advém da Iniciativa de Programação Conjunta Urban Europe (JPI Urban Europe), que desde 2010, concebeu e implementou 11 concursos transnacionais, que representaram um investimento total superior a 116 milhões de euros em financiamento transnacional de I&I na dimensão urbana europeia.

Participam na DUT cinco entidades portuguesas, de âmbito nacional e regional - a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Centro (CCDR Norte e CCDR Centro), a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a Direção-Geral do Território (DGT) - esta última com particular enfoque no desafio da transição para economias urbanas mais circulares, procurando gerar sinergias com os trabalhos que vão sendo desenvolvidos no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2).


O 1.º concurso da parceria DUT

O primeiro concurso da parceria DUT é lançado a 21 de setembro de 2022, para apoiar projetos enquadrados nas três temáticas de transição identificadas. Visa financiar projetos transnacionais, preferencialmente marcados pela interdisciplinaridade científica, que podem incluir desde atividades de investigação à implementação de soluções inovadoras. As abordagens que promovam o envolvimento das partes interessadas, tais como autoridades locais, entidades públicas, organizações não governamentais ou empresas e que tenham em consideração as necessidades dos cidadãos também serão bem acolhidas.

Cada proposta deve envolver pelo menos três parceiros oriundos de três países de entre os 26 que integram a DUT - Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suécia, Suíça e Turquia - que sejam elegíveis para apoio financeiro pelas respetivas agências de financiamento nacionais e/ou regionais. O valor acrescentado da colaboração transnacional proposta deve ser explicitado.

O lançamento oficial da DUT terá lugar em Bruxelas, nos dias 4 e 5 de outubro e será precedido de uma série de eventos de divulgação nacionais e internacionais a decorrer durante o mês de setembro.

Saiba mais sobre a DUT e sobre este concurso assistindo aos eventos de divulgação online:

  • 20 de setembro, Infoday Internacional promovido pela coordenação da DUT. Inscrições aqui.
  • 22 de setembro, Infoday Nacional, promovido pela FCT em colaboração com os parceiros portugueses. Consulte o programa e inscreva-se aqui.

Mantenha-se a par das notícias e eventos relacionados com a DUT através do website da Parceria DUT ou do Fórum das Cidades.

Etiquetas