ESPON 2020: Cenários Territoriais para a Região do Mar Báltico

Conheça e descarregue gratuitamente resultados do projeto ESPON BT2050 – ‘Territorial Scenarios for the Baltic Sea Region’

Encontram-se já disponíveis resultados do projeto ESPON BT2050 – ‘Territorial Scenarios for the Baltic Sea Region’, avançando com um conjunto de cenários territoriais para a Região do Mar Báltico.

A Região do Mar Báltico (BSR) inclui a Polónia, Bielorrússia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca, além do noroeste da Rússia e do norte da Alemanha. A BSR é a primeira macrorregião europeia com visão de desenvolvimento espacial. Conheça os três cenários desenvolvidos pelo projeto ESPON BBT2050 para esta macrorregião, incluindo um cenário-base e dois outros cenários territoriais alternativos:

:: :: ‘Baseline Scenario’ oferece uma perspectiva sobre como será a Região do Mar Báltico em 2050 se as tendências do passado recente (por exemplo, crescimento económico estável, entrada de imigrantes) e práticas políticas atuais (como integração política da UE) continuarem em vigor em nas três próximas décadas. Num cenário em que as tendências são estáveis, a divisão rural-urbana continuará a crescer. Isso implica que cidades maiores continuarão a gerar valor económico e serão capazes de atrair mais pessoas, enquanto as áreas rurais continuarão em declínio.

:: :: ‘Well-being in a Circular Economy’ apresenta a Região do Mar Báltico como um lugar com um envolvimento ativo dos cidadãos na transição do modelo económico linear existente em favor de uma economia circular com enfoque numa melhor qualidade de vida. O papel das pequenas e médias cidades e vilas será mais proeminente nesse cenário, o que pode resultar num aumento na produção local.

:: :: ‘Growing into Green-Tech Giants', a limpeza da pegada ecológica mostra a Região do Mar Báltico como um gigante em tecnologia e inovação verdes. Uma pegada ecológica reduzida aumentando a produção ecológica e um consumismo ‘sem culpa’ são algumas das características deste cenário.

>>> Saiba mais no Portal do ESPON.