ESPON: Acesso a Habitação na Europa

Conheça os primeiros resultados do projeto [HOUSE4ALL] ‘Acesso a Habitação Acessível e de Qualidade para Todos’

O Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON revelou os primeiros resultados do projeto [HOUSE4ALL] ‘Acesso a Habitação Acessível e de Qualidade para Todos’. Os resultados foram apresentados num folheto durante o seminário ESPON em Mons, Bélgica, nos dias 5 e 6 de junho de 2024, dedicado a discutir as ‘Trajetórias de consumo líquido de solo zero: políticas e práticas em toda a Europa’.

Este folheto apresenta novas descobertas através da análise de dados por ‘web scraping’, oferecendo um olhar aprofundado sobre o acesso a habitação a nível regional, tanto para arrendamento como para compra em toda a Europa. São também apresentados resultados iniciais sobre a distribuição de preços de habitação a nível nacional nos países europeus, fornecendo informações sobre o atual panorama do mercado imobiliário.

O projeto de investigação europeu [House4All] tem como objetivo fornecer uma visão abrangente e comparativa de como as políticas habitacionais são implementadas no território ESPON e desenvolver uma definição abrangente de acessibilidade habitacional a nível da União Europeia. Este esforço considera uma ampla gama de indicadores e a diversidade dos territórios europeus e suas especificidades.

Adicionalmente, o projeto investiga e mapeia as políticas públicas atuais relativas a habitação acessível e de qualidade na Europa, analisando em que medida estas são coordenadas a diferentes níveis geográficos e integradas no planeamento espacial e políticas de desenvolvimento territorial, bem como alinhadas com estratégias de desenvolvimento territorial.

A publicação destaca que, tal como a análise do acesso a habitação para arrendamento, o acesso à compra de habitação apresenta um quadro heterogéneo. Embora os países da Europa de Leste se revelem, em geral, menos acessíveis, o panorama geral é mais variado. As regiões alpinas apresentam níveis de acessibilidade bastante baixos. Da mesma forma, as regiões que contêm e circundam capitais, como Lisboa, Paris, Berlim e Madrid, são frequentemente menos acessíveis em comparação com o restante território. As regiões costeiras tendem também a ser menos acessíveis, o que é visível em países como Portugal, Holanda, Alemanha, Espanha e França.

O projeto [House4All] constitui um recurso relevante para compreender o acesso a habitação no espaço europeu, contribuindo para o desenvolvimento de políticas que visem uma habitação mais justa e acessível para todos.

Para mais informações, leia e descarregue o folheto do ESPON.

Data / Período:

9 Ago 2024

Etiquetas