ESPON: Acesso a Habitação na Europa

Conheça os primeiros resultados do projeto [HOUSE4ALL] ‘Acesso a Habitação Acessível e de Qualidade para Todos’

O Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON revelou os primeiros resultados do projeto [HOUSE4ALL] ‘Acesso a Habitação Acessível e de Qualidade para Todos’. Os resultados foram apresentados num folheto durante o seminário ESPON em Mons, Bélgica, nos dias 5 e 6 de junho de 2024, dedicado a discutir as ‘Trajetórias de consumo líquido de solo zero: políticas e práticas em toda a Europa’.

Este folheto apresenta novas descobertas através da análise de dados por ‘web scraping’, oferecendo um olhar aprofundado sobre o acesso a habitação a nível regional, tanto para arrendamento como para compra em toda a Europa. São também apresentados resultados iniciais sobre a distribuição de preços de habitação a nível nacional nos países europeus, fornecendo informações sobre o atual panorama do mercado imobiliário.

O projeto de investigação europeu [House4All] tem como objetivo fornecer uma visão abrangente e comparativa de como as políticas habitacionais são implementadas no território ESPON e desenvolver uma definição abrangente de acessibilidade habitacional a nível da União Europeia. Este esforço considera uma ampla gama de indicadores e a diversidade dos territórios europeus e suas especificidades.

Adicionalmente, o projeto investiga e mapeia as políticas públicas atuais relativas a habitação acessível e de qualidade na Europa, analisando em que medida estas são coordenadas a diferentes níveis geográficos e integradas no planeamento espacial e políticas de desenvolvimento territorial, bem como alinhadas com estratégias de desenvolvimento territorial.

A publicação destaca que, tal como a análise do acesso a habitação para arrendamento, o acesso à compra de habitação apresenta um quadro heterogéneo. Embora os países da Europa de Leste se revelem, em geral, menos acessíveis, o panorama geral é mais variado. As regiões alpinas apresentam níveis de acessibilidade bastante baixos. Da mesma forma, as regiões que contêm e circundam capitais, como Lisboa, Paris, Berlim e Madrid, são frequentemente menos acessíveis em comparação com o restante território. As regiões costeiras tendem também a ser menos acessíveis, o que é visível em países como Portugal, Holanda, Alemanha, Espanha e França.

O projeto [House4All] constitui um recurso relevante para compreender o acesso a habitação no espaço europeu, contribuindo para o desenvolvimento de políticas que visem uma habitação mais justa e acessível para todos.

Para mais informações, leia e descarregue o folheto do ESPON.

Data / Período:

9 Ago 2024

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Riscos Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas