A 26 de julho de 2024, o Programa ESPON 2030 anunciou a quarta data limite para a apresentação de propostas de Análises Direcionadas. As partes interessadas têm até 10 de janeiro de 2025 para apresentar as suas propostas de projetos, com o formulário de candidatura atualizado e orientações agora disponíveis para ajudar no processo.
Desde a sua criação em 2007, a iniciativa de Análises Direcionadas do ESPON tem desempenhado um papel crucial no apoio ao desenvolvimento territorial em toda a Europa. Reúnem decisores políticos de várias regiões e países que enfrentam desafios semelhantes, ajudando-os a desenvolver recomendações políticas baseadas em evidências.
Principais características das Análises Direcionadas do ESPON:
:: :: Estudos analíticos à medida: o ESPON fornece análises personalizadas e direcionadas para a procura, para apoiar a tomada de decisões aos níveis local, regional e nacional.
:: :: Perícia totalmente financiada: o ESPON seleciona e financia peritos para realizar o trabalho analítico, assegurando que as partes interessadas recebem dados territoriais abrangentes.
:: :: Processo colaborativo: as propostas são desenvolvidas em estreita colaboração com peritos académicos e com o ESPON EGTC, dando ênfase ao envolvimento das partes interessadas ao longo do processo de implementação.
As partes interessadas em apresentar uma proposta devem preencher um formulário de candidatura digital, especificando as questões políticas que pretendem abordar. As propostas devem: refletir contextos territoriais específicos e necessidades políticas; estar relacionadas com um dos oito Planos de Ação Temáticos (TAP) do Programa ESPON; e incorporar uma perspetiva europeia mais alargada.
As propostas bem-sucedidas envolverão a participação ativa das partes interessadas e demonstrarão como os resultados analíticos serão utilizados nos processos de elaboração de políticas. Devem igualmente destacar o valor acrescentado do projeto para outras regiões ou cidades.
Termos de referência: as partes interessadas seleccionadas irão co-criar um documento de Termos de Referência com o ESPON EGTC, que irá gerir os concursos públicos e envolver as partes interessadas na avaliação das propostas.
Dotação orçamental: será atribuído um orçamento de aproximadamente 250 000 EUR para financiar a análise específica, facilitando a colaboração com peritos em investigação.
Oportunidades de aprendizagem e de criação de redes: as partes interessadas terão a oportunidade de aprender com os seus pares, partilhar experiências e participar em eventos ESPON para estabelecer contactos com uma comunidade internacional de decisores políticos e peritos.
Como candidatar-se?
As propostas podem ser apresentadas por partes interessadas individuais ou grupos com uma necessidade analítica comum. Podem também ser envolvidas organizações de topo relevantes aos níveis europeu, nacional, regional ou local. As partes interessadas devem apresentar as suas propostas por via eletrónica, utilizando o formulário de candidatura digital disponível no portal do ESPON.
O ESPON EGTC avalia as propostas duas vezes por ano, estando a próxima data-limite fixada para 10 de janeiro de 2025. Para apoio para encontrar parceiros, o grupo LinkedIn das partes interessadas do ESPON e o diretório ESPON oferecem recursos para estabelecer contacto com potenciais parceiros.
Para mais informações ou questões sobre o processo de desenvolvimento de propostas, as partes interessadas podem contactar o ESPON através do e-mail application@espon.eu.