Até ao dia 31 de março de 2023, participe na consulta pública dos 4 novos Planos de Ação Temáticos (TAP) do Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON:
- TAP Adaptação aos impactos das alterações climáticas/Adapting to the impacts of climate change;
- TAP Viver, trabalhar e viajar além-fronteiras/Living, working and travelling across borders;
- TAP Conectividade inteligente/Smart connectivity;
- TAP Territórios europeus em interações globais/European territories in global interactions.
As atividades lançadas no âmbito do novo Programa ESPON 2030 são agrupadas em TAP para garantir uma abordagem coerente entre estudos territoriais e transferência de conhecimento sob medida para apoiar os decisores políticos da UE para o nível local. Estas atividades são guiadas pelas necessidades das partes interessadas, com enfoque nas lacunas nas investigações existentes e nas abordagens inovadoras. Simultaneamente, pretendem enfrentar adequadamente os desafios territoriais atuais e antecipar os futuros.
O principal objetivo do processo de consulta dos TAP é triplo:
- Consciencializar as partes interessadas sobre os fluxos de trabalho temáticos específicos que o ESPON abrirá para apoiar a formulação de políticas;
- Envolver-se num intercâmbio com formuladores de políticas a todos os níveis territoriais sobre as necessidades políticas gerais que poderiam ser abordadas e de que forma;
- Intercâmbio com investigadores sobre o estado da arte da investigação territorial nas áreas afins de cada TAP e recolha de um conjunto alargado de propostas de atividades de investigação programática que assegurem a pertinência e valor acrescentado do ESPON na produção de evidências.
O processo de consulta está aberto a todos, este é o momento para comentar ou propor o que considere relevante e ajudar a moldar o futuro da investigação europeia sobre desenvolvimento territorial.
Para participar nesta consulta pública, basta enviar contributos escritos, com questões, comentários, propostas, etc., para o endereço eletrónico query@espon.eu. Poderá também participar escrevendo um artigo para o Blog do ESPON. Saiba mais no portal do ESPON.