O ESPON divulgou um novo resumo de política, Policy Brief: A Dimensão Territorial das Políticas Futuras, e ainda o documento complementar de trabalho agrupando as principais observações e recomendações políticas dos estudos ESPON, com o propósito de apoiar e incentivar o debate sobre a dimensão territorial das políticas aos níveis europeu, nacional, regional e local.
A definição da dimensão territorial das políticas futuras exige uma compreensão da diversidade territorial em toda a União Europeia dentro e para além das suas fronteiras administrativas. Trata-se de uma premissa para abordagens políticas e ferramentas que podem ajudar a maximizar o potencial de desenvolvimento dos territórios europeus e o consequente bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Pretende-se que este pensamento territorial se torne parte integrante das políticas pan-europeias e nacionais que orientam a conceção e a implementação de estratégias de desenvolvimento regional e urbano.
No quadro das discussões sobre o futuro das políticas a nível da União Europeia, incluindo a Política de Coesão e tendo em vista a próxima preparação para a próxima geração de estratégias e programas a nível nacional, regional e local, o Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON 2020 forneceu novas evidências territoriais, versando os principais desafios e oportunidades para desenvolvimento o futuro das cidades e regiões, incluindo o emprego, as empresas, a conectividade, os serviços públicos, a economia de baixo carbono e a governança.
Estes novos relatórios ESPON procuram responder a três questões-chave:
:: :: :: Quais devem ser os princípios territoriais que deverão nortear futuras intervenções políticas e em que medida determinadas tipologias de territórios deverão ser especificamente orientadas?
:: :: :: Como se devem abordar os desafios de desenvolvimento regional e urbano e criar novas oportunidades nos domínios críticos de desenvolvimento?
:: :: :: Que métodos e abordagens devem ser utilizados no sentido de aumentar a eficiência das intervenções políticas, de maximizar o retorno dos investimentos e de desenvolver sinergias que conduzam a soluções inovadoras?
Conheça este e outros relatórios recentemente divulgados no portal ESPON.