ESPON Resumo de Política: Papel das Cidades Pequenas e Médias

Conheça o novo Resumo de Política do ESPON sobre o papel das cidades de pequena e média dimensão no desenvolvimento e coesão territoriais

As cidades de pequena e média dimensão enfrentam desafios significativos decorrentes das tendências demográficas, sociais, económicas e ambientais, tornando-as vulneráveis a crises e dificultando a sua capacidade de aproveitar as oportunidades de desenvolvimento, mas também sublinhando o seu papel fundamental na consecução de um desenvolvimento territorial equilibrado e na promoção da coesão económica, social e territorial.

O Resumo de Política ESPON desenvolvido em conjunto com a Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia analisa as políticas europeias destinadas às cidades de pequena e média dimensão e explora mais pormenorizadamente os quadros políticos relevantes na Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. Ao destacar vias políticas bem-sucedidas e abordagens inovadoras, capacita as cidades de pequena e média dimensão a conceber estratégias de desenvolvimento eficazes adaptadas aos seus contextos territoriais específicos.

Com o objetivo de alcançar uma transformação estratégica, o Resumo de Política visa posicionar estas cidades como motores do desenvolvimento regional. Ao dotá-las dos conhecimentos e ferramentas necessários, incentiva a implementação de políticas que promovam o crescimento, a resiliência e a sustentabilidade, contribuindo, em última análise, para uma paisagem territorial mais equilibrada e inclusiva.

Conheça este Resumo de Política ESPON e também o Documento de Trabalho ESPON sobre o mesmo tema.

Data / Período:

11 Abr 2024