Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal

Aprovada a 7 de julho em Conselho de Ministros, sob o mote ‘Somos Todos Peões’

Foi aprovada no passado dia 7 de julho em Conselho de Ministros, e publicada em Diário da República, a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal (ENMAP 2030). Sob o mote ‘Somos Todos Peões’, a ENMAP 2030 visa alterar padrões de mobilidade, tornar o espaço pedonal acessível a todos e promover estilos de vida ativos e saudáveis. Esta estratégia desenvolve as linhas de ação e cria medidas para que, em 2030, a quota modal de deslocações a pé atinja os 35%.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) coordenou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da proposta de ENMAP, que contou, entre outras entidades, com a participação da Direção-Geral do Território (DGT).

Com a aprovação da ENMAP 2030, Portugal torna-se no sétimo país da União Europeia a dispor de uma estratégia para a mobilidade pedonal. A ENMAP 2030 vem juntar-se à Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC 2030), publicada a 2 de agosto de 2019, estabelecendo-se desta forma a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa (ENMA), reunindo as componentes pedonal e ciclável.

Em conjunto, a ENMAP 2030 e a ENMAC 2030 desenvolvem assim uma visão de conjunto das políticas públicas nos domínios da mobilidade, dos transportes e do ordenamento do território. Neste contexto, será criado um Grupo de Projeto para a Mobilidade Ativa, coordenado pelo IMT, que irá, até ao fim deste ano, apresentar uma proposta fundamentada sobre a articulação das componentes ciclável e pedonal, bem como os mecanismos de monitorização da implementação da ENMA.

Aceda à versão completa da ENMAP 2030.

Data / Período:

18 Jul 2023

Tema(s) (Agenda Urbana UE):

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas