EUI Inquérito Prospetivo 2024: Cidades da UE destacam desafios e prioridades urbanas, com forte participação de Portugal

No âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades 2024, realizada a 8 de outubro, foram apresentados os primeiros resultados do Inquérito Prospetivo, conduzido pela Iniciativa Urbana Europeia (European Urban Initiative, EUI).
No âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades 2024, realizada a 8 de outubro, foram apresentados os primeiros resultados do Inquérito Prospetivo, conduzido pela Iniciativa Urbana Europeia (European Urban Initiative, EUI). Este inquérito, que decorre a cada dois anos, tem como objetivo identificar as principais tendências, desafios, lacunas de conhecimento e necessidades de apoio das cidades da União Europeia. Os resultados ajudarão tanto a EUI como a Comissão Europeia a ajustar o seu apoio às necessidades emergentes das cidades.
 
Aberto entre 6 de junho e 12 de julho de 2024, o inquérito contou com 364 respostas de 104 cidades em 25 Estados-Membros da UE, com contributos notáveis da Polónia (148 respostas) e de Portugal (39 respostas), seguidos de Espanha (18), da Hungria (18) e de Itália (15). Destaca-se que 71% dos inquiridos representaram autoridades municipais, com uma significativa participação de pequenas e médias cidades, reforçando a importância de abordar as necessidades específicas destas áreas urbanas.
 
Os resultados preliminares apontaram três grandes prioridades temáticas: mobilidade, adaptação às alterações climáticas e transição energética, e habitação acessível e inclusão social. No que toca à mobilidade, as cidades destacaram a necessidade de promover infraestruturas para mobilidade ativa, como cidades caminháveis e ciclovias. Para a adaptação climática, sublinhou-se a importância de infraestruturas resilientes e a transição para energias renováveis. No domínio da habitação acessível, o foco foi aumentar a oferta de habitação social e pública, sobretudo para grupos vulneráveis. Para além das temáticas centrais, as cidades destacaram também a importância do planeamento estratégico, do envolvimento dos cidadãos e da sustentabilidade financeira para o sucesso das políticas urbanas.
 
O relatório final, que será publicado até ao final de outubro, será um guia essencial para moldar as futuras iniciativas urbanas, garantindo que as necessidades identificadas pelas cidades, como a de maior acessibilidade a informações sobre financiamentos da UE, sejam devidamente abordadas. Para ter acesso antecipado aos resultados completos e ao relatório final, recomenda-se a inscrição no portal Portico, da EUI, onde poderá acompanhar os mais recentes recursos urbanos e novidades. 
 
Saiba mais sobre a Iniciativa Urbana Europeia. Visite a página do Ponto de Contacto Urbano nacional. Conheça a página de Portugal no Portico.

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação InC2 Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Riscos Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Soluções baseadas na natureza Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas