FCT promove consulta pública nacional da JPI Urban Europe SRIA 2.0

Até ao próximo dia 17 de Outubro, encontra-se em consulta pública nacional a ‘Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Urbano Sustentável na Europa’ (SRIA 2.0) da JPI Urban Europe

Até ao próximo dia 17 de Outubro, encontra-se em consulta pública nacional a ‘Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Urbano Sustentável na Europa’ (SRIA 2.0) da Joint Programming Initiative Urban Europe (JPI Urban Europe). O potencial da investigação e da inovação na otimização do desenvolvimento urbano sustentável é o mote desta Agenda Estratégica SRIA 2.0, cuja revisão visa dar resposta aos desafios mais candentes neste âmbito, assim como às prioridades e especificidades dos países das diferentes regiões europeias.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) está, neste contexto, a proceder a uma consulta nacional que pretende contribuir para a orientação das atividades de investigação e inovação para áreas urbanas sustentáveis e habitáveis a nível europeu na nova edição da SRIA, que compreenderá o período 2020-2026.

Esta consulta é pautada pelos seguintes objetivos: alinhamento estratégico de programas nacionais de investigação e inovação em desenvolvimento urbano; financiamento de projetos transnacionais conjuntos de investigação; análise das tendências de médio-longo prazo e seu impacte nas cidades europeias; e criação de plataformas de partes interessadas que incentivem o intercâmbio de boas práticas, experiências e a cooperação.

As consultas nacionais têm como objetivo último: avaliar e validar as prioridades e medidas de implementação identificadas na agenda, junto das partes interessadas nacionais; sensibilizar para a SRIA 2.0 junto das comunidades nacionais de I&I na área, cidades e decisores políticos; apoiar o alinhamento de com estratégias e programas nacionais de I & I, bem como políticas urbanas e estratégias das cidades; preparar os agentes nacionais para medidas conjuntas de implementação.

Consulte a proposta integral da SRIA 2.0 e também a sua proposta resumida. Participe ativamente respondendo ao breve inquérito, a remeter para o endereço de correio eletrónico nuno.moreira@fct.pt até ao prazo-limite 17 de Outubro de 2018.