Fórum CIVITAS 2018

A 16.ª edição da Conferência Fórum CIVITAS 2018, o principal evento europeu dedicado à mobilidade sustentável, decorrerá entre 19 e 21 de setembro

Já nos dias 19 a 21 de setembro, terá lugar em Umeå, na Suécia, a 16.ª edição da Conferência Fórum CIVITAS 2018, o principal evento europeu dedicado à mobilidade sustentável, congregando toda a Iniciativa Civitas através da Europa. Durante três dias, centenas de decisores políticos, representantes de autoridades urbanas, da comunidade académica e profissionais reúnem-se para debater e refletir sobre as atualidades e os desafios que se colocam a uma mobilidade urbana mais sustentável.

O reconhecimento da dimensão social da mobilidade e da necessidade de se alcançarem sistemas de transporte ecológica e energeticamente mais eficientes, acessíveis a todos e adaptados para atender às diferentes necessidades dos cidadãos, tem merecido uma importância e enfoque crescentes. No entanto, continuam a colocar-se questões críticas: como conceber sistemas de transportes limpos, integrados, inclusivos e eficientes? Como replicar boas práticas e soluções, assegurando a sua viabilidade económica? Este e outros desafios merecerão uma atenção especial no tema-chave deste ano, ‘Mobility for U and Me’.

O fórum contará com um conjunto alargado de sessões temáticas em matéria de mobilidade urbana, proporcionando aos participantes um espaço de debate e intercâmbio para descobrir e partilhar exemplos de melhores práticas, modelos de negócio bem-sucedidos e tecnologias comprovadas no âmbito e em articulação com os trabalhos em curso da Iniciativa CIVITAS. A par destas sessões, estão também previstos walkshops, visitas de estudo e ainda sessões em formatos interativos de atualização e de transferência de conhecimento, que oferecem uma oportunidade para os participantes se envolverem ativa e diretamente, experimentando novas ferramentas e as últimas tecnologias e métodos e instrumentos de ponta.

Entre o elenco de palestrantes convidados, abrangendo autoridades europeias e outras personalidades de destaque na esfera da mobilidade urbana, ressaltam Lena Erixon, diretora da Administração Sueca de Transportes, Maja Bakran, Directora-Geral Adjunta da DG MOVE, David Zipper, representante do German Marshall Fund, e Stina Nilimaa Wickström, vice-presidente de design de produto do Grupo Volvo.

Inspire-se, conheça o programa e mantenha-se atualizado seguindo #CIVITAS2018 no Twitter.

A inscrição é gratuita, sujeita a registo e à lotação disponível, participe no Fórum CIVITAS 2018, inscreva-se até ao próximo dia 10 de setembro.