Habitar Portugal 12-17, uma iniciativa promovida pela Ordem dos Arquitetos que pretende dar a conhecer uma seleção de obras construídas por arquitetos portugueses que, pela sua relevância, sejam representativas do panorama da arquitetura em Portugal, irá acolher obras concluídas entre 1 de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2017, em território nacional e também no estrangeiro.
Sob o lema ‘Espaço Público: uma casa para todos’, a 6.ª edição da Habitar Portugal é dedicada, pela primeira vez, exclusivamente ao desenho do ‘vazio’. Mais especificamente, do ‘vazio’ coletivo. Espaço ‘de todos’ e ‘para todos’. O conjunto das obras selecionadas permitirá identificar os temas e reflexões mais significativas lançadas no debate disciplinar sobre o espaço público, proporcionando, em simultâneo, uma leitura sobre o seu significado para a cidade e a sociedade contemporâneas.
Organizadas em quatro categorias – Símbolo, Recurso, Produto e Prática –, propõe-se a seriação das obras segundo a abordagem fenomenológica que as sustenta, de acordo com as suas dimensões de ‘representação’, ‘bem comum’, ‘comunicação’ e ‘desenho’. Esta categorização, embora não sendo estanque nem linear, será reveladora das políticas e interesses que têm orientado a produção de espaço público nos últimos anos, possibilitando uma espécie de diagnóstico da cultura arquitetónica portuguesa.
Candidaturas, regulamento e mais informações no portal Habitar Portugal.