A ICLEI é uma associação internacional de governos locais unidos pelo compromisso comum com o desenvolvimento sustentável. Foi criada por mais de duzentas administrações locais de quarenta e três países no Congresso Mundial dos Governos Locais para um Futuro Sustentável, promovido pela Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, em Setembro de 1990. A crescente adesão ao ICLEI traduz-se hoje na adesão de mais de 1200 cidades, municípios e as suas associações, de 84 países. Em Portugal, são membros as Câmaras Municipais de Águeda, Almada, Cascais, Lisboa, Seixal e Torres Vedras e a Junta de Freguesia de Agualva.
A ICLEI trabalha com os governos e administrações locais através de campanhas e programas internacionais, de consultoria, formação, partilha de conhecimentos e apoio na implementação do desenvolvimento sustentável a nível local. Os únicos requisitos para a adesão ao ICLEI são o compromisso para a proteção do clima e o pagamento da quota com base na população abrangida enquanto membro. O Secretariado Mundial está situado em Bona, Alemanha.
A ICLEI está envolvida em diversos temas de relevância urbana, como a biodiversidade, a adaptação e mitigação das alterações climáticas, governança urbana, energia, água e mobilidade, e suporta-se em 10 Agendas Urbanas:
- Cidade Sustentável
- Cidade Resiliente
- Cidade EcoMóvel
- BiodiverCidade
- Cooperação Sustentável da Cidade-Região
- Cidade Eficiente e Produtiva
- Cidade Baixo-carbono
- Cidade Inteligente
- Economia Local Sustentável
- Cidade Saudável, Feliz e Inclusiva