Lisboa é uma das 11 cidades finalistas da edição 2018 do Prémio Capital Europeia da Inovação (iCapital), onde se incluem Aarhus, Antuérpia, Atenas, Bristol, Gotemburgo, Hamburgo, Lovaina, Madrid, Toulouse, Umeå e Viena. O Prémio iCapital distingue, anualmente, as cidades europeias que melhor demonstrem a sua capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos, especificamente, cidades que:
• contribuam para ecossistemas de inovação abertos e dinâmicos;
• envolvam os cidadãos na governança e na tomada de decisões;
• usem a inovação para melhorar a resiliência e a sustentabilidade das suas cidades.
O concurso decorreu entre fevereiro e junho e, de acordo com os requisitos do iCapital, podiam candidatar-se as cidades com mais de 100 000 habitantes localizadas nos Estados Membro da União Europeia ou nos países associados no âmbito do Programa Horizonte 2020. As candidaturas das cidades concorrentes são avaliadas pela forma como implementam soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Estas soluções podem estar concluídas ou em desenvolvimento, mas devem ter sido implementadas no ano anterior à abertura do concurso ou no próprio ano do concurso. As cidades têm que explicitar como criaram as condições para a inovação:
• Experimentando conceitos inovadores, processos, ferramentas e modelos de governança como um banco de testes para a inovação;
• Envolvendo os cidadãos no processo de inovação e garantindo a aceitação das suas ideias;
• Expandindo a atratividade da cidade para se tornar um modelo para outras cidades;
• Capacitando os cidadãos, trazendo valor acrescentado concreto e mensurável através da implementação de práticas inovadoras.
As 11 cidades finalistas da edição 2018 do iCapital apresentarão as suas estratégias de inovação na sessão “iCapital Stories” durante a semana europeia das Regiões e dos Municípios, que decorrerá em Bruxelas, a 10 de outubro de 2018. A cidade vencedora será anunciada na Web Summit em Lisboa, a 6 de novembro de 2018, pelo Comissário Carlos Moedas, responsável europeu pelo Programa Horizonte 2020 (atual programa de investigação e inovação que suporta o iCapital). O prémio iCapital tem um valor monetário de 1 milhão de euros atribuídos à cidade vencedora e de 100 mil euros atribuídos a cada uma das restantes cidades. Este prémio distingue, ainda, algumas cidades finalistas especialmente reconhecidas pelo seu esforço em promover a inovação.
Acompanhe os desenvolvimentos da edição 2018 iCapital e inscreva-se na sessão “iCapital Stories”.
>>> Saber mais