Nova publicação da OCDE sobre o planeamento de transportes urbanos

Documento pretende dar resposta às questões levantadas pela pandemia da Covid-19 neste setor

A OCDE lançou a publicação ‘Improving Transport Planning for Accessible Cities | Melhorando o Planeamento dos Transportes para Cidades Mais Acessíveis’, publicação que pretende fomentar a construção de redes de transporte sustentáveis para cidades mais acessíveis.

A pandemia COVID-19 teve um impacto profundo na vida quotidiana das cidades e, em particular, no setor da mobilidade, dadas as restrições aos contactos físicos e as tendências crescentes de digitalização da sociedade, como o teletrabalho e o comércio eletrónico. Todas estas mudanças levantaram questões sobre as atuais infraestruturas de transportes urbanos e as que iremos precisar no futuro, garantindo que as cidades continuarão a ser lugares atrativos para viver e trabalhar.

Este documento, agora disponibilizado, pretende responder a estas questões, com numerosos exemplos e ações concretas que as cidades podem adotar para melhorar os seus sistemas de transportes. A cidade de Lisboa é referida pela sua aposta nas redes cicláveis e por ter adotado uma grande frota de bicicletas elétricas como forma de ultrapassar as limitações do seu relevo acidentado.

Este documento foi desenvolvido com o apoio financeiro da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia (DG REGIO), no âmbito de um projeto mais amplo sobre ‘Repensar as necessidades de transporte urbano e regional: melhorar o acesso, a segurança e o bem-estar através do investimento nos transportes' .

Aceda à publicação completa.

Data / Período:

24 Fev 2021

Tema(s) (Agenda Urbana UE):