Nova publicação ‘The Economic Case for Greening the Global Recovery through Cities: 7 priorities for national governments’

Publicada pela Coalition for Urban Transitions, pretende apoiar a recuperação económica das cidades no pós-Covid-19

A associação Coalition for Urban Transitions publicou um novo documento intitulado ‘The Economic Case for Greening the Global Recovery through Cities: 7 priorities for national governments’  que pretende apoiar os governos nacionais a tomar medidas que promovam a rápida recuperação económica das cidades após a crise gerada pela pandemia Covid-19, de uma forma sustentada e resiliente.

Considerando que as cidades estiveram no centro da pandemia, mas também oferecem uma oportunidade para acelerar a transição para um futuro resiliente e equitativo, baseado numa economia de baixo carbono, o documento defende a aposta em sete áreas prioritárias de investimento:

  1. Construção verde
  2. Mobilidade
  3. Energias renováveis
  4. Transporte ativo
  5. Soluções baseadas na natureza
  6. Resíduos e recursos
  7. Investigação e desenvolvimento para tecnologias limpas

Para além destas áreas prioritárias, o documento recomenda ainda três reformas transversais:

  1. Reformas fiscais para eliminar os subsídios aos combustíveis fósseis e tornar atraente para o setor privado o investimento em infraestruturas e serviços de baixo carbono e resilientes
  2. Reformas de governança que combinem estratégias nacionais para as cidades, apoiadas por planos robustos para proporcionar o desenvolvimento económico e social das cidades no contexto das emergências globais de saúde e climáticas
  3. Reformas financeiras para garantir uma receita suficiente para o investimento em infraestruturas urbanas sustentáveis, uma maior colaboração com as administrações locais e uma reforma dos sistemas de financiamento municipal.

Esta publicação tem a autoria de diversos peritos e especialistas da Coalition of Urban Transitions e de entidades como a OCDE, a London School of Economics e a Universidade de Sheffield, entre outras.

A Coalition for Urban Transitions constitui uma associação entre parceiros de organizações intergovernamentais, centros de investigação, redes de cidades, ONG e empresas, com a finalidade de apoiar uma transição urbana sustentável.

Aceda ao documento completo.