Nova publicação UN-Habitat: recuperação das cidades pós-pandemia

Conheça este manual que pretende apoiar uma recuperação pós-COVID-19 mais justa, verde e saudável para as cidades

A UN-Habitat, das Nações Unidas, lançou a nova publicação ‘Cities and Pandemics: towards a more just, green and healthy future’, que visa constituir-se como um manual de referência para políticos, urbanistas, profissionais de saúde, sociedade civil e todos os interessados numa recuperação das cidades após a pandemia da COVID-19, de uma forma mais justa, verde e saudável.

Este documento defende que cidades compactas e bem planeadas, combinando funções residenciais e comerciais com espaços públicos e habitação acessível, podem melhorar a saúde pública, a economia local e o meio ambiente, apesar da vasta gama de desafios enfrentados pelas cidades com a recente pandemia. Com políticas inclusivas, envolvimento das comunidades e uma transição significativa para uma abordagem mais sustentável, as cidades poderão, segundo este documento, emergir da pandemia da COVID-19 mais fortes e resilientes do que antes.

Neste sentido, são apontadas quatro grandes prioridades de atuação:

  • Repensar a forma e função da cidade
  • Enfrentar a pobreza sistémica e a desigualdade nas cidades
  • Reconstruir uma ‘nova economia urbana’
  • Melhorar a legislação urbana e a governança

O documento apela especificamente para o investimento nas áreas urbanas que se revelaram ‘pontos fracos’ durante o combate à pandemia, nomeadamente áreas sobrelotadas, sem habitação condigna e com populações economica e socialmente mais fragilizadas.

Descarregue esta publicação, na íntegra e gratuitamente, em formato PDF.