Novo Bauhaus Europeu: uma ação central na Vaga de Renovação

O Novo Bauhaus Europeu surge no âmbito da ‘Vaga de Renovação’, assumindo-se como uma peça chave na melhoria da qualidade de vida dos europeus e na promoção de uma sociedade mais sustentável

A pandemia da COVID-19 e as medidas de prevenção e combate adotadas vieram pôr em evidência a importância dos edifícios em que trabalhamos e habitamos. Na ausência de uma vacina, a casa tornou-se a melhor defesa face ao risco de exposição ao vírus e o espaço central da vida de milhões de pessoas. Multiplicaram-se as funções e atividades que se exercem em casa e acentuaram-se como nunca as carências e desigualdades no acesso a uma habitação segura e de qualidade. Paralelamente, muitos edifícios públicos vieram revelar falta de condições que permitissem assegurar uma higienização eficaz, designadamente ao nível do arejamento natural. A tomada de consciência destas circunstâncias veio destacar a importância da qualidade do edificado para o bem-estar e saúde das populações. Também no combate às alterações climáticas e na senda da transformação para uma sociedade mais saudável, o papel dos edifícios tem vindo a ser reconhecido como crucial, sendo uma das componentes das cidades mais decisivas para assegurar a adaptação e mitigação, sobretudo no que respeita à escolha dos materiais e opções ao nível da gestão/eficiência energética.

Nesta linha, o novo Pacto Ecológico Europeu, que procura dar resposta aos desafios climáticos e ambientais e, simultaneamente, promover o crescimento e transformar a União Europeia no sentido deu uma sociedade mais equitativa e próspera, prevê, para o setor da construção, a iniciativa ‘Vaga de Renovação’.

A Vaga de Renovação

Apresentada pela Comissão Europeia no passado mês de setembro, esta iniciativa inclui um conjunto coordenado de ações com o objetivo de duplicar a taxa de renovação de edifícios nos próximos 10 anos e conduzir a uma maior eficiência na utilização da energia e de recursos. Conta-se que possam vir a ser renovados cerca de 235 milhões de edifícios e criados até 160 mil novos empregos verdes no sector da construção.

É neste âmbito que surge o ‘Novo Bauhaus Europeu’ (‘New European Bauhaus’), um projeto de natureza interdisciplinar, ambiental, económica e cultural, cujo lançamento foi anunciado no passado dia 14 de outubro, pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O Novo Bauhaus Europeu

Inspirado no movimento Bauhaus, uma das mais influentes escolas de arquitetura e design, fundada por Walter Gropius, na Alemanha, em 1919, espera-se que o Novo Bauhaus Europeu possa fazer a ponte entre os mundos da ciência, da tecnologia, da arte e da cultura e gerar uma nova estética para a transformação ecológica com o contributo de peritos destas diferentes áreas. Uma “nova estética europeia” com uma dimensão artística forte e centrada nas pessoas, que alie o bom design e a sustentabilidade.

Este projeto estrutura-se em três fases: o ‘desenho’, a ‘entrega’ e a ‘disseminação’.

Assim, a Comissão conduzirá inicialmente um processo participativo de cocriação para conceber o projeto, que decorrerá até ao verão de 2021.Seguir-se-á,a partir do segundo semestre de 2021, a fase de ‘entrega’, constando da consolidação da iniciativa e da criação de umarede de cinco “espaços Bauhaus fundadores”, projetos situados em diferentes Estados Membros daUE e que deverão integrar-se no contexto local, no que toca a aspetos como os materiais naturais, a eficiência energética, a demografia ou a inovação digital. Finalmente, em 2023, irá arrancar fase de ‘disseminação’, durante a qual os projetos da rede Bauhaus serão divulgados internacionalmente.  Serão ainda constituídas plataformas e um hubde conhecimento que contará com o envolvimento de partes interessadas e cidadãos.

Espera-se que o Novo Bauhaus Europeu possa desencadear uma transformação positiva das nossas cidades e do nosso ambiente construído, permitindo tornar acessíveis a todos espaços urbanos e edifícios que conciliem as dimensões artística, cultural, económica e ambiental.

Aceda a mais informação sobre o Novo Bauhaus Europeu aqui.

Data / Período:

6 Nov 2020

Documento(s) e website(s) de referência:

ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/ip_20_1835

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas